ARTE E CULTURA >> Cinema

  • Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe

    Da Redação em 30 de Agosto de 2018    Informar erro
    Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe
    Local: Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, com curadoria do diretor Joel Zito Araujo e Janaína Oliveira, selecionou 76 filmes nacionais, de cinco regiões do Brasil e 29 filmes internacionais, entre longas e curtas, para celebrarem a maior janela de exibição afrodiaspórica de cinema negro no país. A programação ocupará os espaços do Cine Odeon Net Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia), Museu de Arte do Rio (Praça Mauá) e Cine Arte UFF (Niterói), de 30 de agosto a 09 de setembro.

    Organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul, firmou-se no Brasil e no mundo e mantém o objetivo de seu fundador, que é fortificar a identidade negra e incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África através de exibições, debates e de um processo formativo com palestras e seminários, promovendo relações entre realizadores negros brasileiros, africanos e da diáspora. 

    O “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” é o único nesta esfera no Brasil e América Latina e atrai, a cada ano, maior público para a cidade do Rio de Janeiro. É uma alternativa para diminuir a lacuna existente em relação a produção cinematográfica negra brasileira, valorizando-a como patrimônio cultural. E contará com presenças de visionários, como: Haïlé Gerima, professor e cineasta da Etiópia, que nos anos noventa ganhou inúmeros prêmios com o seu filme Sankofa (1993). Seu último longa-ficcional Teza (2008) ganhou o o Etalón de Ouro, prêmio máximo do Fespaco (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou). Também é presença confirmada Manthia Diawara, cineasta do Mali, considerado o maior crítico de cinema africano da atualidade, já dirigiu oito documentários, é escritor e professor da NYU e de Sorbonne, com seis livros publicados em várias línguas.
     
    Foto: Divulgação


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Britannia: produção e cenários de tirar o fôlego reconstituem invasão romana à Inglaterra
      Saiba Mais
      É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários acontece no Rio, SP e BH com entrada grátis
      Saiba Mais
      "Descanse em Paz", um filme argentino cativante disponível na Netflix
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO