Durante três dias, no Centro Técnico de Produções do Theatro Municipal (CTP - Fábrica de Espetáculos) - Zona Portuária, o público poderá assistir, gratuitamente, a shows de forró e apresentações de quadrilhas, em um espaço que também contará com praça de alimentação, barracas de artesanato e parquinho infantil.
A iniciativa do 1º Prêmio Estadual de Patrimônio Imaterial visa proteger, assegurar o direito à memória e divulgar as diversas expressões de quadrilhas juninas existentes no Rio de Janeiro, um patrimônio imaterial com raízes no Nordeste e que, nas últimas décadas, vem compondo cada vez mais a diversidade cultural do estado, com traços de identidade próprios, adquiridos na sua absorção pela geografia fluminense. Estima-se que, no estado, estão ativas 100 quadrilhas juninas, com uma média de 60 integrantes em cada.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro serão anunciados os vencedores nas três categorias de quadrilhas juninas - de roça, salão e infanto – num total de 135 premiações, abrangendo 75 medalhas e 60 troféus.
A madrinha da festa será um dos maiores ícones contemporâneos da música nordestina popular, a cantora Elba Ramalho, que fará um pocket show no CTP no dia 25 de fevereiro.