ARTE E CULTURA >> Evento

  • Fim de Semana no MAST

    Agenda Bafafá em 06 de Novembro de 2018    Informar erro
    Local: MAST
    ENDEREÇO: Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão
    DATA : 10/11/2018 HORA : 14h às 20h VALOR : Grátis
    DATA : 11/11/2018 HORA : 14h às 18h VALOR : Grátis
    A boa pedida para aproveitar o fim de semana com crianças, jovens e adultos é conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis programadas para sábado (10) e domingo (11) são voltadas grupos de amigos e famílias curtirem momentos de lazer fora da rotina e em ambiente de interação e experimentação.
     
    A sugestão é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições do Prédio Sede, com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.
     
    No sábado (10), partir das 15h, é hora de preparar o lanche da tarde com a oficina Cozinhando com a Ciência. A receita é o Pudim Ligeirinho, o famoso pudim de leite. Nesta atividade, os visitantes  colocam a “mão na massa” e, de forma lúdica, conhecem as propriedades de diferentes ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo e consumo. Desta vez, os mediadores vão mostrar seus truques para fazer essa guloseima em apenas alguns minutos e os visitantes vão conhecer os processos químicos que ocorrem nesta deliciosa receita.
     
    Às 15h30 será a sessão do Cine Ciência, atividade que apresenta instigantes produções com conteúdo científico, seguida de breves debates com especialistas sobre o assunto do filme, após a projeção. Nesta edição, com o tema Vida no Universo, será exibido o documentário A Busca Pela Vida no Espaço (The Search For Life in Space, no título original em inglês). No curta-metragem com duração de pouco mais de meia hora e legendas em português, os espectadores irão embarcar numa viagem que vai das profundezas do Oceano Pacífico para os confins do espaço em busca de sinais de vida, em algum outro lugar do Universo. Com imagens de ponta dos telescópios mais poderosos do mundo, A Busca por Vida no Espaçoleva o público desde a superfície de Marte e as luas geladas de Júpiter e Saturno até os extremos campos de lava do Havaí e aberturas térmicas nas profundezas do mar. Nestes ambientes hostis, os astrobiólogos procuram pistas sobre como a vida se sustenta. Como esta aventura imersiva no Universo revela a possibilidade de planetas como o nosso, o filme vai fazer fazer pequenos e adultos a reexaminar questões fundamentais como: "De onde viemos?", "Como chegamos aqui?" e "estamos sozinhos?" Após a sessãohaverá debate com astrônomos Marcelo Borges (Observatório Nacional) e Diana Andrade (Observatório do Valongo/UFRJ).
     
    Também haverá a oportunidade de passar a tarde conhecendo o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No fim da tarde, acontece a Observação do Céu,  que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.
     
    E já que estamos falando de telescópio, que tal conhecer a luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil? Pois a cúpula onde está a Luneta Equatorial do Observatório Nacional (ON) vai estar aberta à visitação durante toda a tarde para que o público participe do Sábado Astronômico. Ao lado do astrônomo Fernando Roig, os visitantes vão saber o que são as Ciências Planetárias, e conhecer as especialidades e curiosidades sobre o telescópio, instalado no ON em 1922. O MAST e o ON dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico, além do acervo (tombado como patrimônio) e parte de suas instalações no Campus. As instituições compartilham também a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento.
     
    Domingo (11) também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA