ARTE E CULTURA >> Evento

  • Procissões marcam Semana Santa de Paraty

    Da Redação em 17 de Abril de 2017    Informar erro
    Procissões marcam Semana Santa de Paraty

    A Semana Santa de Paraty será comemorada no período de 13 a 16 de abril de 2017. A cidade é tomada de procissões, entre elas, do Encontro, do Senhor Morto, do Fogaréu (ou da Prisão) com a figura do Centurião andando à frente tocando uma corneta na frente das igrejas. O Fogaréu, que inicia à meia noite de Quinta-Feira, simboliza a prisão de Cristo. Nessa procissão secular os fiéis saem pelas ruas de pedras do Centro Histórico portando fifós (tochas), com as luzes dos postes apagadas e ao som incessante de matracas - o que nos transporta a outros tempos. As matracas vieram substituir os sinos que, por serem motivo de júbilo, silenciam na Quinta-Feira Santa e só voltam a tocar no Domingo de Páscoa.

    É curioso notar durante a procissão que, em fila, os fiéis entram pelas laterais saindo pela porta principal de todas as igrejas do Centro Histórico. São duas explicações para este fato: uma litúrgica e uma popular. A versão litúrgica trata da indulgência plenária - o perdão dos pecados sem a confissão; e a popular estipula que a procissão do Fogaréu é uma dramatização dos passos de Cristo, isto é, as igrejas representam os lugares por onde Cristo teria passado após a prisão: Anás, Caifás, Herodes, Pilatos e presos nunca entram pela porta da frente.

    Além de Paraty, uma das poucas cidades onde ainda se mantém viva a tradição do Fogaréu - embora realizada de maneira distinta, sobretudo nos figurinos - é na cidade de Goiás Velho, em Goiás, agraciada pela Unesco com o título de Patrimônio da Humanidade.

    Imagens sacras de valor incalculável podem ser admiradas durante as procissões da Semana Santa em Paraty: o Senhor dos Passos, do século XVIII, em tamanho natural, com braços articulados; o Cristo Crucificado, também em tamanho natural, usado na cena do Calvário, arte espanhola do século XVIII; a Nossa Senhora da Soledade, que sai na Procissão do Enterro, de 1.80m de altura e origem também espanhola, muito provavelmente do oitocentos; e o Senhor da Cana Verde e a N.S. das Dores, ambas igualmente do século XVIII, chamadas peças "de roca", isto é, figuras que possuem apenas a cabeça, os braços e os pés, muito comuns em Minas Gerais.

    Durante as procissões da Semana Santa em Paraty podem ser vistas outras peças raras feitas em madeira, como o esquife do Senhor Morto, ou de prata ricamente lavrada, como as lanternas e o Pálio da Procissão do Enterro, entre outras.

    PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA 2017 Quinta-feira (13/04/2017)

    19h30 - Santa Missa Solene da Última Ceia (Instituição da Eucaristia), com Lava Pés. Após a Comunhão, transladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística, até meia-noite. Após a benção do Santíssimo, Procissão do Fogaréu pelas ruas do Centro Histórico.

    Sexta-feira (14/04/2017)

    15h - Adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz

    19h30 - Cerimônia do Descendimento da Cruz na Igreja Matriz

    Logo depois - Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico

    Em seguida - Retorno para a Igreja Matriz, para a Cerimônia do Beija-Mão do Senhor

    Sábado (15/04/2017)

    21h - Bênção do Fogo Novo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde com o toque da Cruz dá-se início à Proclamação da Páscoa

    Meia-noite - Saída da Procissão da Ressurreição, pelas ruas do Centro Histórico (Levar velas e sinos para a procissão)

    Domingo (16/04/2017)

    17h - Levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das bandeiras da casa dos festeiros às 16h30)

    19h30 - Missa Solene de Páscoa na Igreja Matriz, com cerimônia de Coroação de Nossa Senhora (Neste dia serão entregues às comunidades a Bandeira do Divino para iniciarem suas peregrinações).

    Fotos: Divulgação


    • FOTOS



    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Design Week XP” movimenta a Faculdade Hélio Alonso
      Saiba Mais
      Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Infla Park Brasil - Parque de Infláveis gigantes abre as portas no Nova América
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO