ARTE E CULTURA >> Evento

  • Rio Sesc Jazz no Palácio Quitandinha

    Da Redação em 06 de Novembro de 2018    Informar erro
    Rio Sesc Jazz no Palácio Quitandinha
    Local: Palácio Quitandinha
    ENDEREÇO: Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis
    CONTATO: (21) 4020-2101
    DETALHES: 10 a 25 de novembro. Todas as atrações são gratuitas. Para as atividades do Café Concerto, a entrada é mediante a doação de um quilo de alimento.
    A primeira edição do Rio Sesc Jazz, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, terá mais de 20 atividades dedicados ao amplo universo estético do jazz, incluindo apresentações musicais, oficinas, atividade para crianças e exposição de artes visuais. Entre as atrações, Hermeto Pascoal e Bandalançam, Leo Gandelman & Quarteto, Azymuth, Orquestra Afrobrasileira, Camille Bertault, Banda Mantiqueira, Adriano Grineberg Quarteto,  além de Cajubeats, Tributo Amy Winehouse, AC Jazz, Alabê Ketujazz, Digga Digga Duo, Aldeia Jazz, Dolls and Dames - Alma Thomas e Indiana Nomma, Felipe Depoli, Cafuá; William Belle Trio e Luma Maj Kumpania.
     
    O encerramento, no domingo, 25 de novembro, fica por conta de Ed Motta, que participa de um bate-papo com o público mais cedo no mesmo dia.
     
    Não vai faltar jazz nem para as crianças. No show Jazz, Bebê!, os pequenos poderão conhecer o gênero mesclado a sons familiares, como os das músicas de roda e ninar, e a clássicos da MPB. Todas as atrações do Rio Sesc Jazz são gratuitas. Para os shows do Café Concerto, a entrada é solidária mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível para o programa social Mesa Brasil Sesc, que serão encaminhados as instituições sociais parceiras. 
     
    A cidade de Petrópolis abriga vários grupos criativos, artistas pesquisadores e espaços como casas de shows e festas dedicados ao jazz. O Rio Sesc Jazz surge como um projeto inteiramente dedicado ao gênero, com o objetivo de valorizar e difundir esse gênero musical reconhecido por ser um efervescente laboratório criativo. Os concertos reúnem um conjunto diverso de artistas petropolitanos e de outras cidades da região serrana e do estado do Rio de Janeiro, aliando repertórios, experiências estéticas e conhecimento histórico.
     
    Workshop, Masterclass e Exposição Nem só de shows vive o Rio Sesc Jazz.  No sábado, 10.11, às 16h30, Felipe Depoli ministra o workshop “Ritmos do Jazz e Improvisação Coletiva”, que  vai abordar ritmos, influências e referências discográficas, além das "trocas/conversas musicais" essenciais no fazer jazzístico. Os participantes do workshop serão estimulados a participar expressando as sensações e emoções que ligam público e músicos através da música. Já Ed Motta, além de fazer o show de encerramento do Rio Sesc Jazz, Ed Motta irá conversar com o público no domingo, 25.11, às 15h, na masterclass "Influência do Jazz", na Sala das Convenções.
     
    Já a exposição “Uma Breve História do Jazz”, na Galeria das Estrelas, contará com totens interativos que irão abordar a gênese do estilo em Nova Orleans, e temas como resistência, racismo, música e história, oferecendo um amplo retrato de um dos maiores movimentos musicais do mundo. A exibição terá textos do curador Marcos Lacerda e ilustrações exclusivas criadas pelo artista plástico Cisko Diz. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de dezembro, de terça a domingo, das 9h30 às 17h.
     
    História do Jazz O gênero, marcado pela improvisação, pelo swing e pelos ritmos não lineares, surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Sua genealogia se encontra na música negra, com forte influência do blues. Em sua trajetória, em meados da década de 1930, destaca-se o swing. Uma década mais tarde, desenvolvem-se o bebop e o hard bebop e, em seguida, o cool jazz. Na década de 60, nasce o free jazz, uma das fases mais experimentais com elementos de composição atonais, arrítmicas e de improvisação. Após o surgimento do rock, do funk e do pop, o jazz passa a se fundir com esses estilos, dando origem ao fusion. O estilo também passa a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do tecno, dando origem ao jazz contemporâneo.
     
    Atualmente, considera-se que o jazz, mais do que um gênero musical, é um modo de tocar, são formas criativas de produção dentro das premissas técnicas da música. Se o jazz iniciou como música para dançar, há mais de cem anos, hoje, engloba todas as atribuições, inclusive formações que unem solistas e orquestras, valorizando o ato de ouvir a música. 

    Programação:
     
    Dia 10/11
    12h: Felipe Depoli
    14h: Cajubeats
    Lago Quitandinha
     
    16h30: Workshop Ritmos do Jazz e Improvisação Coletiva com Felipe Depoli
    Sala das Convenções
     
    20h: Hermeto Pascoal & Banda
    Café Concerto
     
    Dia 11/11
    11h: Jazz Bebê
    Sala das Crianças
     
    12h: AC Jazz
    Lago Quitandinha
     
    19h: Banda Mantiqueira
    Café Concerto
     
    Dia 16/11
    12h:  Alabê Ketujazz
    Lago Quitandinha
     
    20h: Orquestra Afrobrasileira
    Café Concerto
     
    Dia 17/11
    12h: Digga Digga Duo
    14h: Adriano Grineberg Quarteto
    Lago Quitandinha
     
    20h: Azymuth
    Café Concerto
     
    Dia 18/11
    12h: Tributo Amy Winehouse
    14h: Wiliam Belle Trio
    Lago Quitandinha
     
    19h: Leo Gandelman & Quarteto -  Yellow Saxmarine
    Café Concerto
     
    Dia 24/11
    12h: Dolls and Dames - Alma Thomas e Indiana Nomma
    14h: Aldeia Jazz
    Lago Quitandinha
     
    20h: Camille Bertault
    Café Concerto
     
    Dia 25/11
    11h: Cafuá
    13h: Luma Maj Kumpania
    Lago Quitandinha
     
    15h: Masterclass "Influência do Jazz" com Ed Motta
    Sala das Convenções
     
    19h: Ed Motta
    Café Concerto


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Festa Literária de Santa Teresa: homenagem à família Gil e tributo a Donga e Franz Kafka
      Saiba Mais
      CCJF tem programação dedicada às mulheres em março, confira
      Saiba Mais
      Sesc Verão 2024 tem programação em 28 municípios do estado
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO