ARTE E CULTURA >> Exposição

  • EXPOSIÇÃO ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA

    Da Redação em 24 de Outubro de 2016    Informar erro
    Local: Despina
    ENDEREÇO: Largo das Artes - Rua Luis de Camões, 2 / Sobrado - Centro
    DETALHES: De 28/10 a 25/11/16 | terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas | Grátis

    LINK: Clique aqui e visite o site
    A exposição Arte e Ativismo na América Latina apresenta um conjunto de trabalhos especialmente desenvolvidos pelos artistas Crack Rodriguez, Jesus Bubu Negrón e Luciana Magno nos ateliês da DESPINA, no Centro, durante o período de residência no Rio de Janeiro. Entre obras audiovisuais, instalativas e performáticas, destacam-se os registros das ações públicas que respondem ao calor do momento político que mobiliza o debate em território nacional e, sobretudo, na cidade.

    Sob concepção e direção de Consuelo Bassanesi e suporte curatorial de Bernardo José de Souza, o projeto é uma iniciativa da DESPINA em parceria inédita no Brasil com a organização holandesa Prince Claus Fund.

    Enquanto as ações e performances aconteceram no espaço público - mote das residências e debates realizados neste primeiro ano do projeto -, a mostra apresentará registros em vídeo das performances, elementos residuais das experiências nas ruas e obras escultóricas e instalativas que remetem às pesquisas levadas a cabo pelo grupo de artistas em seus dois meses no Brasil.

    Inspirado nas fanfarras e blocos carnavalescos cariocas, Jesus Bubu Negrón orquestra um ato performático que explora a "surdez" e o "mutismo" que caracterizam a ausência de transparência nas informações e o desprezo pelas vozes minoritárias no Brasil contemporâneo. Neste sentido, tambores e trombones são tocados sem que seja possível ouvir as batucadas, produzindo, assim, um descompasso entre a tensão dos movimentos desempenhados pelos músicos e a ausência absoluta do som.

    Crack Rodriguez parte das manifestações que acaloraram confrontos entre policiais, professores e estudantes em cidades brasileiras que se deram na esteira da ocupação de escolas públicas em 2016 e que ganharam fôlego renovado recentemente em função da MP 746, que revê o programa de ensino médio no país. Utilizando carteiras escolares como elemento escultórico e performático, o artista de El Salvador promove um movimento de queda coletiva simbolizando a derrubada das estruturas verticais de poder nas instituições de ensino.

    Já Luciana Magno estabelece uma crítica direta ao sistema político em vigor no Brasil, o qual enseja a formação de siglas de aluguel sem efetiva representatividade popular e reflete o absoluto descompromisso com programas políticos de clareza ideológica. Em meio às turbulentas eleições municipais - que se desdobram pari passu ao recente processo de impeachment de Dilma Roussef e às investigações da Lava-jato -, a artista do Pará lança o partido político BLA (Brasil Libertário Anárquico), o qual desloca-se pela cidade, entre comícios e outras manifestações de rua, difundindo seu discurso indecifrável e suas palavras de ordem na expressão da onomatopéia BLÁ-BLÁ-BLÁ, que serve como sigla para a agremiação de caráter anarquista.

    Com duração de três anos, o projeto Arte e Ativismo na América Latina reúne artistas-ativistas do país e de outros países Latino-Americanos para residências artísticas com duração de dois meses a cada ano. Sua programação inclui palestras, workshops gratuitos, visitas a escolas, ações públicas e, ao final, uma exposição com as obras produzidas no período a partir de um tema sugerido. Os custos de participação são totalmente cobertos pela Prince Claus Fund como parte de seu Network Partnership Programme, do qual a DESPINA agora faz parte.

    Mais informações sobre o projeto, sua programação e currículo dos artistas selecionados, visite o site

    SOBRE OS ARTISTAS SELECIONADOS PARA AS RESIDÊNCIAS

    Crack Rodriguez (1980) vive e trabalha em San Salvador, El Salvador. A sua prática e suas ações estão intimamente relacionadas com o contexto social e com a cultura popular, por onde ele constrói laços fortes com o público, que muitas vezes se torna elemento ativo e catalisador de suas obras no âmbito público.

    http://thefiretheory.org/crackrodriguez/

    Jesus Bubu Negrón (1975) vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Seu trabalho é caracterizado por intervenções mínimas, pela recontextualização de objetos do cotidiano e por uma aproximação relacional com a produção artística como uma ação reveladora de proporções históricas, sociais e econômicas. Negrón vive no bairro de Puerta de Tierra, na capital de Porto Rico, San Juan, onde é parte da Brigada PDT, uma organização comunitária voltada para a preservação e bem-estar do bairro, da sua história e do seu povo. Seu trabalho tem sido mencionado em grandes publicações como o Flash Art, New York Times, Journal des Arts, LA Times, The Art Newspaper, Art Nexus, Frieze, entre outros.

    http://www.jesusbubunegron.com/

    Luciana Magno (1987) vive e trabalha entre Belém e Fortaleza, Brasil. Graduada em artes visuais e tecnologia da imagem pela Universidade da Amazônia, Belém, e mestre em artes pela Universidade Federal do Pará, na mesma cidade. Trabalha com performance, frequentemente direcionada para fotografia e vídeo, objeto e website.

    http://www.lucianamagno.com

    Sobre a DESPINA - Despina é uma associação cultural sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver e implementar plataformas para a criação, disseminação e colaboração no campo da arte contemporânea. É responsável pela gestão conceitual e operacional dos projetos em curso no Largo das Artes, um espaço cultural localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. Estes projetos compreendem um programa de residências artísticas, exposições e cursos. Além disso, diversos ateliês são ocupados por artistas e pesquisadores associados vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. 

    www.facebook.com/despina.org/

    Abertura: 28 de outubro, sexta-feira às 19:00

    Foto: Fred Pellachin


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Orla Conde ganha novos painéis de grafite
      Saiba Mais
      Carlinhos Vergara inéditos
      Saiba Mais
      Bruta Elaborada, exposição de Dado Oliveira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA