ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição "Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço"

    Da Redação em 06 de Dezembro de 2017    Informar erro
    Exposição
    Local: Museu Histórico Nacional
    ENDEREÇO: Praça Marechal Âncora s/n°, Centro
    CONTATO: (21) 3299-0324
    DETALHES:
    De 24/11/17 a 25/02/18 | Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h | Ingressos: R$10 - R$5 meia entrada para pessoas com idade até 21 anos e a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência e seu acompanhante; Estudantes de escolas particulares; Estudantes de universidades particulares e públicas. | Gratuidades: Crianças até dois anos; Estudantes e professores das escolas públicas; Sócios do ICOM - International Council of Museum; Servidores do IBRAM e do IPHAN; Estudantes de Museologia; Guias de turismo; Artistas plásticos associados às organizações SINAP-ESP e AIP. | Aos domingos a entrada é franca.
    Em comemoração aos seus 190 anos, o Observatório Nacional produziu a mostra "Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço" que fica em cartaz no Museu Histórico Nacional até fevereiro de 2018 com grande programação. Haverá sessões de planetário promovidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) nos dias 7 e 14 de dezembro; 27 de janeiro e 24 de fevereiro. As sessões de observação do sol serão divulgadas nas redes sociais do ON, do MHN e do MAST, na medida em que forem programadas e estão sujeitas às condições climáticas.
    O pesquisador Cosme da Ponte Neto realizará visitas guiadas pela exposição do ON e também pela mostra "História do Brasil", circuito permanente do Museu Histórico Nacional, destacando os elementos que evidenciam a participação do Observatório Nacional na história do país. Em dezembro, haverá "Bonde da Ciência – tempo e espaço no MHN" nos dias 12, 14, 17 e 21 de dezembro, a partir das 14h. Grupos podem agendar o "Bonde da Ciência" pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br. Ao longo dos próximos três meses, outras atividades serão programadas e divulgadas nas redes sociais.
     
    O MHN foi o local escolhido para esta celebração porque fica bem perto da primeira sede do então Observatório Astronômico, na Ladeira da Misericórdia, no extinto Morro do Castelo, estrategicamente posicionado próximo ao porto e no centro da cidade. Fundado pelo imperador Pedro I nos primeiros anos do Brasil independente, o Observatório tinha entre suas funções iniciais determinar a hora, as posições geográficas e informar sobre o clima.
    A exposição apresenta os marcos institucionais ao longo da história do ON e também as pesquisas realizadas atualmente, que projetam o Observatório Nacional como referência mundial nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência. 
     
    A mostra é uma parceria entre o Observatório Nacional, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A exposição contou ainda com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia.
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Casa Museu Eva Klabin: oficina lúdica e ateliê de restauro de obras de arte gratuitos
      Saiba Mais
      Exposição “Uma Casa Toda Sua”: 14 artistas mulheres inspiradas em Virginia Woolf
      Saiba Mais
      Exposição Rio Carnaval mostra a magia da maior festa popular do mundo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO