ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição World Press Photo 2016

    Da Redação em 09 de Agosto de 2017    Informar erro
    Exposição World Press Photo 2016
    Local: CAIXA Cultural
    ENDEREÇO: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
    CONTATO: 21 3980-3815
    DETALHES:

    Até 19/06/15 (terça-feira a domingo) de 10h às 21h

    A 59ª edição do World Press Photo, que é considerado o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo, leva à CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 17 de maio a 19 de junho (terça-feira a domingo), a exposição dos mais impactantes registros fotográficos da imprensa mundial do último ano. São 164 imagens sobre temas como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. 

    A World Press Photo do Ano, a grande vencedora, foi a imagem Esperança por uma nova vida, do australiano Warren Richardson. A foto apresenta um momento angustiante na fronteira húngaro-sérvia, em agosto passado, no instante em que um homem passa o seu bebê através do arame farpado. Richardson ficou acampado com os refugiados durante cinco dias, quando um grupo de 200 pessoas chegou para tentar atravessar a fronteira. A imagem contou apenas com a iluminação da lua para que o flash não atraísse a polícia que estava por perto.   

    “Desde o início, nós olhamos para esta fotografia e soubemos que era importante. Tem muito poder na sua simplicidade, pelo simbolismo do arame farpado, e dá uma noção visual do que está acontecendo com os refugiados”, explica Francis Kohn, presidente do júri e diretor de fotografia da Agence France-Presse.   

    Nesta edição, o Brasil está representado pelo fotógrafo brasileiro Mauricio Lima, premiado em duas categorias, e pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário de série de fotos do espanhol Sebastián Liste.   

    Nascido em São Paulo, Mauricio Lima ganhou o 1º lugar na categoria Notícias Gerais, com a imagem de um adolescente de 16 anos – militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria –, feita para uma reportagem do New York Times, e o 2º lugar na categoria Vida Cotidiana, com a foto de um grupo de crianças da tribo Mundurucu brincando no Rio Tapajós, no Pará, feita para a Al Jazeera America, numa reportagem sobre a construção de hidrelétrica na região que pretende alagar grande parte das terras da tribo.   

    Lima é um dos fotógrafos brasileiros mais requisitados por veículos de comunicação internacionais e um dos principais colaboradores do NY Times. É vencedor do Prêmio Pulitzer 2016, junto com outros três profissionais, e foi eleito Fotógrafo do Ano pelo POY Latam, o maior e mais importante concurso de fotografia da América Latina.   

    Os brasileiros também vão se identificar com a série fotográfica do espanhol Sebastián Liste, que recebeu o 3º lugar na categoria Vida Cotidiana. Liste fotografou a rotina do Papo Reto, coletivo de mídia independente do Complexo do Alemão, que registra a vida dos moradores da comunidade.   

    O World Press Photo 2016 atraiu inscrições de todo o mundo: 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades inscreveram 82.951 imagens. O júri distribuiu prêmios em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e EUA.

    “Há anos a World Press Photo vem abordando a questão dos refugiados de conflitos no Oriente Médio e África. Não fosse pelas fotografias, talvez não soubéssemos a real gravidade do que está acontecendo. É uma das maiores crises humanitárias da História”, enfatiza Rafael Ferraz, organizador da exposição e sócio da Capadócia Produtora Cultural, responsável há nove anos por trazer a mostra ao Brasil.   

    A World Press Photo, organização independente sem fins lucrativos, promove o mais importante concurso internacional de fotojornalismo. A fundação está empenhada em apoiar e promover altos padrões de qualidade na fotografia, com o objetivo de gerar interesse e reconhecimento no grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, e pela livre troca de informações.

    Fonte: Factual Comunicação



    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Exposição “Uma Casa Toda Sua”: 14 artistas mulheres inspiradas em Virginia Woolf
      Saiba Mais
      Exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música no Paço Imperial
      Saiba Mais
      Exposição Rio Carnaval mostra a magia da maior festa popular do mundo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO