ARTE E CULTURA >> Teatro

  • Curral Grande

    Da Redação em 25 de Setembro de 2017    Informar erro
    Curral Grande
    Local: Teatro Municipal Serrador
    ENDEREÇO: Rua Senador Dantas, 13 - Centro
    CONTATO: 21 2220-5033
    DETALHES:
    De 06 a 28/10/15 | 5ª a sábado, às 19h30 | Ingressos: R$40 e R$20 
    Curral Grande, do Coletivo Ponto Zero,  expõe um episódio muito triste da história brasileira que poucos conhecem. Durante a seca de 1932, a implantação de “currais do governo” impedia que sertanejos cearenses imigrassem para a capital. O elogiado espetáculo propõe uma reflexão a partir deste triste episódio histórico: o quão recorrentes e atuais são outras práticas semelhantes de discriminação e higienização social nas grandes metrópoles brasileiras.
     
    Construído a partir de cenas curtas, o espetáculo reúne múltiplas linguagens estabelecendo um “jogo” com estéticas teatrais diferentes. Os atores se revezam em mais de 40 personagens, partindo da construção realista à caricatura, do teatro épico narrativo à contação de história. A encenação faz referência também ao século passado, fazendo uso de técnicas da radionovela e do cinema mudo. A pesquisa pelo tema se aprofundou tanto ao longo desses anos que o grupo decidiu produzir também um documentário sobre a implantação dos currais do governo, que será finalizado no ano que vem.
     
    O texto, que mistura drama e humor, é resultado artístico da pesquisa de mestrado do professor e dramaturgo Marcos Barbosa, que sentiu vontade de escrever “Curral Grande” depois de assistir a uma reportagem do programa ‘Fantástico’, em 2000. “A chamada deve ter vindo na forma de uma retórica e sedutora pergunta do tipo: Você sabia que o Brasil também teve campos de concentração? Eu não sabia e, surpreso, aguardei pelo bloco seguinte. Uma segunda surpresa me veio quando aprendi através da matéria que os tais campos de concentração haviam ocorrido em meu estado natal, Ceará, menos de 60 anos antes”, lembra Barbosa.
     
    Texto: Marcos Barbosa
    Direção: Eduardo Machado
    Direção musical: Pedro Maia e Ricardo Borges
    Elenco: Brisa Rodrigues, Brunna Scavuzzi, Carlos Darzé e Lucas Lacerda
    Foto: Marília Cabral


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Temperos de Frida” espetáculo com canções latinas ao vivo sobre Frida Kahlo
      Saiba Mais
      O premiado musical “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” volta ao cartaz na Cidade das Artes
      Saiba Mais
      A Maçã - peça usa recursos de mágica para abordar a doença do Alzheimer
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO