MAIS COISAS >> Compras

  • Túlio Mariante: o curador do design brasileiro

    Da Redação em 24 de Agosto de 2017    Informar erro
    Há 15 anos, o designer Túlio Mariante inaugurava a loja Novo Desenho, no Museu de Arte Moderna do Rio, dedicada unicamente ao design brasileiro. No local, o público encontra mais de 300 itens entre móveis, utilitários residenciais, luminárias, brinquedos, jóias e bijuterias, impressos, livros e uma infinidade de produtos que têm em comum a originalidade, a criatividade e a beleza. O interessante é que os produtos da loja são criados por designers renomados como Sérgio Rodrigues e os irmãos Campana ou até oriundos de comunidades carentes. O sucesso é tanto que há quatro anos, ele inaugurou mais uma loja, desta vez no Museu de Arte do Rio. O critério principal para expor nas duas lojas é as peças expressarem brasilidade. “Repensar a função dos produtos é algo extramente brasileiro, pois aprendemos com as dificuldades a criar soluções criativas”. Túlio, além de comprar peças, também consigna. “Quase sempre fico com os produtos durante três meses para ver a sua aceitação. Dependendo disso, defino sua compra ou a escolha de outro produto”.
     
    Formado pela Escola Superior de Design Industrial ESDI – Túlio é também curador de design do MAM. “Pretendo transformar o MAM no primeiro espaço cultural do Rio associado ao design brasileiro e montar um acervo de excelência no local”, assegura. Ele já realizou no MAM a exposição Oitis 55 com uma cooperativa de 23 empresas de design carioca e a mostra denominada “O design e a madeira” que exaltava a principal matéria prima do design de nosso país. “Afinal, até o nome do Brasil é oriundo de uma árvore”, lembra. Ele planeja também a exposição “O design e o barro” contando a história do barro na cultura brasileira. “Em qualquer lugar do interior, a casa é de barro, a panela é de barro, são muitas coisas de barro e o designer tem um importante papel na criação de produtos com essa matéria prima”.
     
    Túlio destaca ainda o crescimento do design brasileiro no exterior. “Existem oito lojas em Paris que vendem produtos brasileiros e, em Lisboa, abriu uma loja chamada Pau Brasil dedicada à criação brasileira”.
     
    Conhecer as lojas de Túlio é um colírio para os olhos. E o melhor: os preços não são exorbitantes e temos a certeza de encontrar peças exclusivas. Palavra do Bafafá!
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      O Mercado, a moda dos produtores independentes
      Saiba Mais
      Babilônia Feira Hype no Parque das Figueiras
      Saiba Mais
      Feira de Antiguidades da Praça XV
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA