MAIS COISAS >> Educação

  • Oficina “Juízo dos Sentidos x Sentidos dos Juízo”

    Agenda Bafafá em 14 de Junho de 2018    Informar erro
    Local: Centro Cultural do Poder Judiciário
    ENDEREÇO: Rua Dom Manuel, 29 - Centro
    CONTATO: 21 3133-2721
    DETALHES:

    Para agendamento de grupos e outras informações pelo telefone 3133-2721 ou pelo e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br

    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) promove a oficina “Juízo dos Sentidos x Sentidos do Juízo” que estimula, a partir de improvisação e teatralização, a reflexão comparativa entre o juízo comum e o juízo formal, estruturado por um sistema racional de julgamento.  
     
    Inspirada pela máxima do filósofo Tomás de Aquino “Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos”, a oficina, por meio de jogos teatrais – improvisação e teatralização – propõe o exame dos cinco sentidos humanos como guias do nosso julgamento, em contraposição à razão sistematizada, para a formação de juízos menos parciais e, portanto, mais justos. 

    No primeiro momento, na Sala Multiuso, os integrantes do grupo participam como personagens da improvisação de uma história predeterminada, na qual os cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, tato e olfato – são estimulados de formas variadas para cada participante. Logo em seguida, o grupo é provocado a refletir sobre o fato “vivido”,  a partir do que cada personagem sentiu. No segundo momento da oficina, já no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, os participantes teatralizam um julgamento do caso e, encerrando a oficina, o grupo faz uma comparação entre os dois momentos e avalia a experiência vivenciada. 

    Durante a oficina, o grupo se depara com questões morais e éticas e tem que tomar decisões que envolvem temas fundamentais para o convívio em sociedade, como linchamento, barbárie, direitos humanos e cidadania. 
     
     A partir de 14 anos, 20 pessoas, com agendamento prévio. Sessão mensal, quartas-feiras, às 15h, duração de 2 horas. Entrada gratuita.
     
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA