TURISMO >> Passeios >> Cultural

  • Dias gratuitos de 7 museus do Rio de Janeiro

    Da Redação em 02 de Agosto de 2017    Informar erro
    Que a grana tá curta todo mundo sabe. O que poucos sabem é que a maioria dos museus da cidade tem dias gratuitos para visita. É uma excelente oportunidade de conhecer seus acervos e instalações sem gastar nada com isso. Bafafá selecionou sete opções imperdíveis de museus representativos de nossa cidade.. Confira quais e os dias gratuitos:
     

    Museu da República
    O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, consagrou-se como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística. Em 18 de abril de 1896 foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República, anteriormente instalada no Palácio do Itamaraty. O local guarda momentos de consternação e comoção nacional como o velório do presidente Afonso Pena, em 1909, e o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Sede do Poder Republicano por quase de 64 anos, 18 presidentes utilizaram suas instalações. Coube a Juscelino Kubitschek encerrar a era presidencial do edifício, com a transferência da Capital Federal para Brasília em 21 de abril de 1960. O Palácio tem salões suntuosos e jardins impecáveis com lago, chafariz, coreto e muitos banquinhos para fazer a hora passar. E o melhor: com muita segurança.
    Leia aqui 

    Museu Histórico Nacional
    O Museu Histórico Nacional é o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento. Da Fortaleza de Santiago e da Prisão do Calabouço, restam apenas as fundações. O local abriga galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez. Mantêm, ainda, programas voltados para estudantes, professores, terceira idade e comunidades carentes. Pitorescos pátios internos e uma simpática cafeteria encantam o público.
    Leia aqui 

    Museu do Amanhã
    Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava na região portuária do Rio, o Museu é hoje um dos museus mais importantes do Brasil. Em um ano de existência já foi visitado por mais de 1,3 milhão de pessoas, recebeu diversos prêmios e é reconhecido internacionalmente. Com o conceito inédito de colecionar ideias ao invés de objetos, o Museu é um espaço para reflexão, diversão e conhecimento para todas as idades e culturas. O Museu tem ainda um auditório com 400 lugares, loja, cafeteria e restaurante. Sua área externa tem jardins com espécies nativas e de restinga, vegetação típica da região costeira da cidade (projeto do escritório Burle Marx), além de espelhos d’água, ciclovia e espaço para lazer.  
    Leia aqui 

    Museu de Arte do Rio - MAR
    O Museu de Arte do Rio conta com diversas exposições simultâneas, em um complexo de 15mil m², em plena Praça Mauá, reunindo um acervo que vai desde Aleijadinho a Tarsila do Amaral. E o melhor todas as terças você pode ter contato com o acervo gratuitamente. O Museu tem o Rio de Janeiro como grande tema. As salas de exposições estão espalhadas por quatro andares do Palacete Dom João VI. O acesso é feito pelo prédio anexo, onde está a Escola do Olhar, sede do programa educativo do MAR. O complexo inclui oito salas de exposições e ocupa também a área do antigo Terminal Rodoviário da Praça Mauá.
    Leia aqui 

    Museu Nacional de Belas Artes
    Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes ocupa um edifício de arquitetura eclética projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. Foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então Capital Federal e hoje possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, concentrando um acervo de 70 mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.
    Leia aqui 

    Museu Fundação Eva Klabin
    A Fundação Eva Klabin mantém uma das mais importantes coleções de arte europeia existente no Brasil. Funciona na antiga casa da colecionadora na Lagoa contando ainda com mais de duas mil peças do Egito Antigo e do Impressionismo. O museu é um túnel do tempo e mantém as feições originais da casa da colecionadora, inclusive seu quarto de dormir, sala de jantar e outros cômodos. O local abriga ainda concertos, exposições, cursos, atividades infantis e eventos.
    Leia aqui 

    Museu Chácara do Céu
    O Museu da Chácara do Céu fica no alto de Santa Teresa e exibe coleções de arte de diversos períodos e origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em três pavimentos. A casa, cercada por um belo jardim, muito verde e várias esculturas, tem uma belíssima vista da Baía de Guanabara e do Centro do Rio. Em seu acervo, obras de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Debret, Djanira, Visconti e Chagal, além das exposições temporárias. O museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, que preservam o caráter de residência do local de forma muito interessante.  
    Leia aqui


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Museu Histórico Nacional: acervo de 258 mil itens
      Saiba Mais
      Roteiro Noturno a Pé no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Roteiro a Pé Quando o Rio era Paris
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Angela:
        Excelentes dicas!


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA