TURISMO >> Passeios

  • Escadaria AmoRal: sucesso em Copacabana

    Da Redação em 28 de Setembro de 2018    Informar erro
    Local: Escadaria Amoral
    ENDEREÇO: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 (ao lado da Sala Baden Powell) – Copacabana.
    CONTATO: 21 99013-4905
    O artista plástico mineiro Júlio Pedroso mudou literalmente a cara de uma escadaria em Copacabana. Até o ano passado um lugar degradado, escuro e propício para o consumo de drogas se transformou na versão moderna da escadaria Selarón que tanto sucesso faz na Lapa. Radicado no Rio há sete anos, Júlio garante que não teve o artista chileno como inspiração. Batizada de AmoRal, junção de amor e moral, é construída com cacos de azulejos que recolhe no lixo.
     
    A dedicação do jovem de 25 anos chamou a atenção dos moradores do bairro que contribuem com a construção do enorme mosaico. Além de ganhar azulejos, inclusive do exterior, o artista é convidado para tomar café, almoçar e lanchar pelos vizinhos. “Esse menino é um amor de pessoa, sensível e sonhador”, conta a aposentada Marlene Campos.
     
    Júlio Pedroso explica que vê humanismo na arte e quer expressar sentimentos com seu trabalho. “Como a bossa nova fazia, poeticando a vida”. Não é a toa que a escadaria é dedicada à bossa nova, inclusive com um trecho com referência a João Donato, curador da vizinha sala Baden Powell.
     
    O artista mescla azulejos, pratos, espelhos, mármore, pastilhas e cerâmica. Dos 77 degraus da escadaria só falta cobrir três níveis o que ele pretende concluir em seis meses. Além de azulejos, Júlio aceita doação de argamassa e dinheiro. Ele bate ponto no local às tardes de terças e sextas.
     
    Ele conta que quando concluir quer lavar a escadaria com jatos d´água para tirar a poeira acumulada. “Será um presente para o Rio de Janeiro e uma homenagem à bossa nova”, assinala o artista.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Museu da Humanidade: estilo islâmico
      Saiba Mais
      Casa de Rui Barbosa
      Saiba Mais
      Monumento aos Pracinhas: história do Brasil na Segunda Guerra
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Lucia Helena:
        Se cada um de nós preocupássemos, não em sujar mas em limpar, ou enfeitar a cidade ficaria mais cuidada e mais bonita...


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA