TURISMO >> Passeios

  • Fazenda do Paraízo: luxo e história em Rio das Flores

    Da Redação em 29 de Setembro de 2017    Informar erro
    Local: Fazenda Paraízo
    ENDEREÇO: RJ-145, Km 99 - Manoel Duarte, Rio das Flores Ver mapa
    CONTATO: (24) 2458 – 0093 | Celular: (24) 9859 – 5727
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Construída em 1845, a Fazenda do Paraízo é conhecida como a “mãe” das fazendas da região do Vale do Café - RJ. Localizada no distrito de Manoel Duarte, em Rio das Flores, pertenceu ao Visconde do Rio Preto e foi a primeira casa do Brasil com iluminação a gás. A mansão, com influência francesa, é imponente, luxuosa e preservada praticamente intacta como era à época. Segundo seus proprietários, Simone e Paulo Roberto Belfort, cujo bisavô comprou da família do Visconde em 1912, nada foi descaracterizado. É uma verdadeira volta ao tempo.
     
    O casarão não sofreu mudanças em sua arquitetura com o passar dos anos como era de costume. Toda a construção foi levantada ao mesmo tempo e por isso demorou oito anos para ficar pronta. São 2.220 m2, dois andares, 58 cômodos e até uma capela com pé direito-duplo fazem parte da estrutura. Cada ambiente reproduz o estilo de vida da nobreza do século XIX que enriqueceu com o cultivo do café na região. Pisos com ladrilhos hidráulicos, paredes com pinturas no estilo faux-marbre e trompe l'oeil, estátuas de bronze, luminárias de cristal, móveis de jacarandá, seu acervo é impressionante. O fogão a lenha de bronze escocês, com mais de 150 anos, funciona até hoje. 
     
    A Fazenda oferece visita guiada mediante reserva. Nosso tour foi feito pela guia de turismo Samanta caracterizada como a Viscondessa Maria das Dores, esposa do Visconde do Rio Preto. De forma divertida, ela nos conta sobre a fazenda e seus fundadores, despertando a curiosidade dos visitantes sobre esse tempo no Brasil. Só não é permitido fotografar ou filmar o interior da casa, pois seus proprietários moram no local, numa ala fechada a visitas. 
     
    Junto à mansão fica o antigo engenho com a preservada e imponente máquina a vapor que beneficiava o café. Ali é finalizada a visita com deliciosos doces, sucos, café, pães e bolos produzidos na histórica cozinha. O local já foi cenário de novelas e filmes, entre eles, Através da Sombra, de Walter Lima Júnior.
     
    @ValedoCafeRio
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Aula-passeio em Copacabana
      Saiba Mais
      Museu Nacional de Belas Artes
      Saiba Mais
      Museu de Ciências da Terra
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA