Datada de 1830, a Fazenda Ponte Alta tem muitas histórias para contar. Localizada em Barra do Piraí, essa é a única fazenda do Brasil que mantém preservado o quadrilátero funcional das fazendas de café do século XIX compondo pátio, senzala, enfermaria dos escravos, a casa grande e o antigo engenho de café. Hoje, suas atividades principais são a pecuária, a criação de cavalos e o turismo cultural e pedagógico. Por ter sido a primeira a fazer esse tipo de turismo e estar a apenas 2 km da porta de entrada do Vale do Café do Rio, essa é a fazenda mais visitada da região.
A fazenda, que pertenceu primeiramente ao Barão de Mambucaba, teve seus dias de glória até o fim do sistema escravagista e a derrocada do café. Amargou tempos difíceis, como toda a aristocracia, até 1936, iniciando uma nova fase para a Ponte Alta. O presidente Getúlio Vargas, amigo da herdeira Dona Isabel, passa a ser um visitante assíduo da fazenda onde consolida suas alianças políticas e movimenta toda a região.
Numa visita guiada e pré-agendada, o historiador e ator Roberto Freitas e a turismóloga e historiadora Michelle Assunção incorporam o barão e a baronesa para contar as histórias da região, numa verdadeira viagem ao tempo. Tem também o Sarau Histórico, um evento com dança, música, etc, e a participação de atores caracterizados como no século XIX. Fazendo referência à época de Getúlio Vargas, Gegê na Ponte Alta, um Sarau Musical, é inspirado na década de 50 e que relembra a época dos "Cantores do Rádio". A apresentação acontece como um programa de rádio ao vivo com canções de Emilinha Borba, Angela Maria, Carmen Miranda, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Francisco Alves e tantos outros.
O hotel fazenda tem 15 apartamentos, ar condicionado, frigobar, TV, piscina e belos móveis de época. O antigo moinho de pilões de café da fazenda e a casa sede foram recuperados e a antiga senzala é hoje o Museu do Escravo, com um impressionante acervo preservado. A cozinha, típica de fazenda, é outro motivo para querer voltar ao lugar.
A fazenda tem uma programação animada de festas. Em junho e julho tem as famosas festas juninas com fogueira e barraquinhas. Outubro e novembro é época de halloween à brasileira, com cuca, saci e muito mais. Durante todo o ano todo a fazenda está aberta à visitação de particulares, grupos e alunos de escolas. Veja mais informações no
site.
A partir do Rio de Janeiro são aproximadamente 120 km até a Pousada. A partir de São Paulo são aproximadamente 350 km. De ambas as cidades deve-se utilizar a Rodovia Presidente Dutra.
https://www.facebook.com/fazendapontealta/
@ValedoCafeRio