TURISMO >> Passeios

  • Museu da República: poder e ostentação

    Da Redação em 02 de Agosto de 2017    Informar erro
    Local: Museu da República
    ENDEREÇO: Rua do Catete, 153 - Catete
    DETALHES:

    Terça à sexta, de 10h às 17h . Sábados, domingos e feriados, de 11h às 18h. Ingresso: R$ 6 inteira. Entrada franca às quartas-feiras e aos domingos.

    O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, consagrou-se como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística. Sua concepção em estilo eclético é resultado do trabalho de artistas estrangeiros de renome, como o arquiteto Gustav Waehneldt e os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldi.  Em 18 de abril de 1896 foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República, anteriormente instalada no Palácio do Itamaraty. O local guarda momentos de consternação e comoção nacional como o velório do presidente Afonso Pena, em 1909, e o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. 

    Sede do Poder Republicano por quase de 64 anos, 18 presidentes utilizaram suas instalações. Coube a Juscelino Kubitschek encerrar a era presidencial do edifício, com a transferência da Capital Federal para Brasília em 21 de abril de 1960. O Palácio do Catete, com base em Decreto Presidencial de 08 de março de 1960, passou então a ser organizado para abrigar o Museu da República, inaugurado a 15 de novembro do mesmo ano.

    O Palácio tem salões suntuosos e jardins impecáveis com lago, chafariz, coreto e muitos banquinhos para fazer a hora passar. E o melhor: com muita segurança.

    Fonte: Museu da República


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rolé Carioca em Laranjeiras
      Saiba Mais
      Museu Nacional: gratuito a partir das 15h
      Saiba Mais
      Carioca Maravilha: 50% de desconto no Pão de Açúcar
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA