TURISMO >> Passeios

  • Museu do Trem: história ao alcance de todos

    Da Redação em 23 de Novembro de 2016    Informar erro
    Local: Museu do Trem
    ENDEREÇO: Rua Arquias Cordeiro, 1046 - Engenho de Dentro Ver mapa
    CONTATO: (021) 2233-7483 e 2233-7711
    DETALHES:

    Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Entrada franca.

    Localizado no Engenho de Dentro, bairro do Rio de Janeiro, o Museu do Trem ocupa parte das antigas oficinas da extinta Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA) que chegou a ser o maior conjunto de instalações desse tipo na América Latina. Reformado e adaptado, abriga um valioso acervo que vai desde mobiliário até locomotivas. Foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1984 e administrado pela Rede Ferroviária Federal S.A. até 2007, quando foi transferido para o IPHAN, por ocasião da extinção da RFFSA. O Museu do Trem foi reaberto em março de 2013.

    São destaques na sua exposição permanente a Baroneza, construída na Inglaterra em 1852 e a primeira locomotiva a trafegar no Brasil, quando da inauguração da Estrada de Ferro Mauá em 1854. O Carro Imperial, construído na Bélgica em 1886, que serviu ao imperador D. Pedro II e sua família. O Carro do Rei Alberto, construído nas Oficinas do Engenho de Dentro e adaptado exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1922, por ocasião da sua visita ao Brasil. O Carro Presidencial, também construído nas Oficinas do Engenho de Dentro, que serviu ao Presidente Getúlio Dornelles Vargas, na década de 1930, entre outras peças.

    No local está em cartaz a exposição “O trem ontem e hoje”. Constituída por 117 fotografias de locomotivas, vagões, composições, além de estações ferroviárias, de autoria de dez fotógrafos, explora de maneira documental e artística o universo das estradas de ferro de antigamente até os dias atuais. As fotos são de autoria de Ângela Roumillac, Cris Dias, Paulinho Muniz, Ronaldo Muylaert, Uilmar Amorin, Antonio Agra, José Guilherme Moreira da Cunha, Pedro Dias, Simone Soares e Walace Veltri.  

    Foto: Divulgação


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Mirante do Sacopã
      Saiba Mais
      Museu da Geodiversidade da UFRJ
      Saiba Mais
      Jardim do Palácio do Catete: ilha de tranquilidade
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA