O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é antes de tudo um resgate, quase um acerto de contas com a História.
Difícil acreditar que São João Marcos, uma cidade colonial que teve seu auge no Ciclo do Café, tenha sido tombada em 1939, “destombada” e demolida no ano seguinte.
Tudo em nome do “progresso” que determinava a ampliação de uma represa para garantir o abastecimento de energia elétrica do Rio de Janeiro.
Muitos anos depois, as ruínas dessa antiga cidade foram escavadas, tombadas novamente e transformadas em um parque moderno e muito original, inaugurado em 2011, com uma área total de 930mil m² incluindo mata e espelho d’água.
A trilha de visitação completa apresenta três quilômetros contendo sinalização de posição ambiental, histórica e arqueológica.
Dentro do parque fica o Quiosque São João Marcos onde são servidos salgados, biscoitos, café orgânico plantado no Parque, geleias, coisas para lanches.
Os quitutes foram resgatados do livro de receitas de Dona Cidinha, ex-moradora da antiga cidade. Seus pratos são batizados em homenagem a personagens da antiga cidade e são muito elogiados.
Mas, se a intenção é almoçar, é preciso encomendar previamente pelo e-mail: thinaaleeone@hotmail.
O passeio pelo circuito das ruínas, mais a visita sem pressa ao Centro de Memória e o almoço levam em torno de 3 horas. Dependendo da disposição e do local de partida, dá para ir e voltar no mesmo dia.
Uma opção é incluir o passeio no roteiro quando já estiver na região da Costa Verde ou do Vale do Café. O Parque fica no município de Rio Claro, a mais ou menos duas horas e meia de carro do Rio.
Observações importantes:
- Não há sinal de telefone ou internet dentro do Parque.
- É proibido subir nas ruínas, nadar na represa, acampar, fazer churrasco ou fogueira no Parque.
- Não há restrição para a entrada de cachorros desde que se recolha suas eventuais fezes do cão e se respeite a segurança e o direito dos demais visitantes de não serem incomodados.
- Pode tirar fotos à vontade, inclusive organizar ensaios fotográficos.
- É permitido levar seu lanche, inclusive fazer piquenique.
- O Quiosque só aceita pagamento em dinheiro, não são aceitos cartão de débito e crédito.
- O Parque oferece visitas com guia gratuitas para grupos de 10 pessoas ou mais. As visitas, incluindo escolas, são de quarta a domingo em dois horários: 10h e 14h. Devem ser agendadas previamente pelo e-mail: contato@saojoaomarcos.com.br
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultural da Light mantido com o patrocínio da empresa e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Foto: Solar Imagens Aéreas Alexandre Bicudo