TURISMO >> Passeios

  • Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

    Da Redação em 07 de Maio de 2018    Informar erro
    Local: Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
    ENDEREÇO: Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 - Rio Claro Ver mapa
    CONTATO: (21) 2233-3690
    DETALHES: Funcionamento: De quarta a sexta (inclusive feriados), das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 9h às 17h | Entrada e estacionamento grátis.
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é antes de tudo um resgate, quase um acerto de contas com a História. Difícil acreditar que São João Marcos, uma cidade colonial que teve seu auge no Ciclo do Café, tenha sido tombada em 1939, “destombada” e demolida no ano seguinte. Tudo em nome do “progresso” que determinava a ampliação de uma represa para garantir o abastecimento de energia elétrica do Rio de Janeiro. 
     
    Muitos anos depois, as ruínas dessa antiga cidade foram escavadas, tombadas novamente e transformadas em um parque moderno e muito original, inaugurado em 2011, com uma área total de 930mil m² incluindo mata e espelho d’água. A trilha de visitação completa apresenta três quilômetros contendo sinalização de posição ambiental, histórica e arqueológica. 
     
    Dentro do parque fica o Quiosque São João Marcos onde são servidos salgados, biscoitos, café orgânico plantado no Parque, geleias, coisas para lanches. Os quitutes foram resgatados do livro de receitas de Dona Cidinha, ex-moradora da antiga cidade. Seus pratos são batizados em homenagem a personagens da antiga cidade e são muito elogiados. Mas, se a intenção é almoçar, é preciso encomendar previamente pelo e-mail: thinaaleeone@hotmail. 
     
    O passeio pelo circuito das ruínas, mais a visita sem pressa ao Centro de Memória e o almoço levam em torno de 3 horas. Dependendo da disposição e do local de partida, dá para ir e voltar no mesmo dia. Uma opção é incluir o passeio no roteiro quando já estiver na região da Costa Verde ou do Vale do Café. O Parque fica no município de Rio Claro, a mais ou menos duas horas e meia de carro do Rio.
     
    Observações importantes: 
     
    • Não há sinal de telefone ou internet dentro do Parque.
    • É proibido subir nas ruínas, nadar na represa, acampar, fazer churrasco ou fogueira no Parque.
    • Não há restrição para a entrada de cachorros desde que se recolha suas eventuais fezes do cão e se respeite a segurança e o direito dos demais visitantes de não serem incomodados.
    • Pode tirar fotos à vontade, inclusive organizar ensaios fotográficos.
    • É permitido levar seu lanche, inclusive fazer piquenique.
    • O Quiosque só aceita pagamento em dinheiro, não são aceitos cartão de débito e crédito. 
    • O Parque oferece visitas com guia gratuitas para grupos de 10 pessoas ou mais. As visitas, incluindo escolas, são de quarta a domingo em dois horários: 10h e 14h. Devem ser agendadas previamente pelo e-mail: contato@saojoaomarcos.com.br 
     
    O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultural da Light mantido com o patrocínio da empresa e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
     
    Foto: Solar Imagens Aéreas Alexandre Bicudo 
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Museu do Amanhã, ícone carioca
      Saiba Mais
      Mirante do Sacopã
      Saiba Mais
      Parque do Flamengo, parque urbano no coração do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA