TURISMO >> Passeios >> Parque | Praça

  • Jardim Botânico do Rio: oásis carioca

    Agenda Bafafá em 05 de Junho de 2016    Informar erro
    Local: Jardim Botânico
    ENDEREÇO: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico
    DETALHES:

    Aberto de terça a domingo de 08h às 17h. Ingresso: R$ 10

    O Jardim Botânico é um daqueles passeios imperdíveis do Rio de Janeiro. Seja pelo valor histórico, interesse científico ou simplesmente para admirar a natureza especialmente disposta aos pés do morro do Corcovado. Excelente para fotografar e passear com as crianças que ainda têm um parquinho infantil. O melhor é chegar cedo e ir com tempo, pois o espaço é bem grande e encanta com seus jardins, estufas, lagos, etc. Tombado pelo Iphan e declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Jardim Botânico abriga cerca de 7.000 espécimes da flora nacional e estrangeira, algumas quase em extinção.

    É um dos mais importantes centros de pesquisas na área de botânica e biodiversidade do mundo. Não deixe de ir ao orquidário que tem uma coleção permanente de orquídeas com placas interpretativas que ajudam o visitante a conhecer melhor as espécies. Veja também o Jardim Japonês, a estufa com plantas insetívoras, o cactário e a Casa dos Pilões (antiga fábrica de pólvora).

    A instituição abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológica e a mais completa biblioteca do país especializada em Botânica, com mais de 30 mil volumes. Tem também visitas temáticas, veja mais informações aqui.

    HISTÓRIA Com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, Dom João VI desapropriou o Engenho da Lagoa (local do Jardim Botânico) para construir a Real Fábrica de Pólvora, que funcionou até 1851.  Junto a ela havia um jardim para plantas exóticas, sob a direção do futuro Marquês de Sabará. Dom João VI, entusiasmado pelo local, plantou ali a famosa palmeira real ou Palma Mater (destruída por um raio em 1972). O jardim logo se tornou o Horto Real, que, com Dom Pedro I, se transformaria em Jardim Botânico. www.jbrj.gov.br/

    O local não possui estacionamento, recomendável parar na Praça Santos Dumont e arredores.


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Jardim Zoológico reabre revitalizado e modernizado
      Saiba Mais
      Trilha da Pedra Bonita
      Saiba Mais
      Trilha dos Dois Irmãos: visual estonteante
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA