TURISMO >> Passeios

  • Sítio Roberto Burle Marx: belo jardim tropical e muita cultura

    Da Redação em 06 de Setembro de 2018    Informar erro
    Local: Sítio Roberto Burle Marx
    ENDEREÇO: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba Ver mapa
    CONTATO: (21) 2410-1412
    DETALHES: De terça a sábado (exceto feriados) às 09h30 e 13h30 mediante agendamento | Ingresso: R$10 inteira
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Localizado numa área de 405 mil m² em Barra de Guaratiba, o Sítio Roberto Burle Marx abriga uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Além dos belíssimos jardins, o espaço realiza concertos musicais, cursos e exposições durante todo o ano. 
     
    As visitas são sempres guiadas e é preciso fazer um agendamento por telefone ou e-mail. São atendidos dois grupos de até 35 pessoas pela manhã e dois à tarde. O passeio dura por volta de uma hora e meia.
     
    Adquirido em 1949 por Roberto Burle Marx, o terreno era uma grande plantação de bananas com algumas construções em ruínas. O paisagista recuperou o solo e o transformou no grandioso jardim, que hoje abriga cerca de 3.500 espécies de plantas de diversos locais.
     
    Árvores e plantas foram minuciosamente plantadas de acordo com seus tipos, cores, contrastes, sempre levando em consideração as condições naturais do terreno, a fauna e a flora nativas.  
     
    Além do acervo botânico, o sítio possui belíssimas edificações. Todas com seu toque artístico e aproveitamento de material de demolição de construções do Centro do Rio. Conseguiu levar fachadas inteiras de pedra, bem como uma imponente porta de madeira que está na casa principal, onde Burle  foi morar a partir de 1973 e  hoje é o museu. 
     
    O acervo possui mais de 3.000 itens, incluindo obras do próprio Roberto. Estão expostas imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, carrancas, esculturas em madeira e cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), cristais, vidros decorativos, fósseis, conchas e até uma ilustração de Picasso. 
     
    Tem ainda o ateliê, espelhos d’água e a capela Santo Antônio da Bica, datada de 1681 e toda restaurada pelo paisagista. Ali são realizadas missas e casamentos.
     
    No 13 de junho, dia de Santo Antônio, a comunidade de Guaratiba tradicionalmente faz uma procissão religiosa do portão da entrada do sítio até a capela. Ao final da missa, as crianças fazem a coroação de Santo Antônio.
     
    O artista, falecido em 1994, não presenciou o tombamento integral do Sítio, em 2000. Mas, cumpriu-se a intenção de Burle Marx de preservar suas experiências, criar uma escola de paisagismo, botânica e artes em geral, e transmitir o seu principal legado: saber fazer jardins. 
     
    O local foi pré-selecionado pela Unesco para virar Patrimônio da Humanidade e é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Além de paisagista, Roberto Burle Marx era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. 
    - Como chegar de BRT: Descer na estação Ilha de Guaratiba e de lá pegar o ônibus 867. Outra opção é chamar Uber ou outro aplicativo. Fica a uns 10 min da estação.

    - Agendamento: visitas só podem ser feitas mediante agendamento e acompanhadas de guias. Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 08h às 16h ou pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Trilha do Corcovado
      Saiba Mais
      Parque do Martelo: tesouro escondido no Humaitá
      Saiba Mais
      Parque das Figueiras, a nova área verde da Lagoa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Jimena asquini:
        Hola estoy interezada en hacer un tur por todos los jardines de burle marx tienen paquete para visitar todas sus creaciones.


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA