TURISMO >> Passeios

  • Rio ganha Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

    Da Redação em 24 de Novembro de 2021    Informar erro
    Rio ganha Museu da História e Cultura Afro-Brasileira
    Local: Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Centro Cultural José Bonifácio)
    ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa
    DETALHES:  Quinta a sábado, das 10h às 16h. Grátis
    O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Vizinho ao Cais do Valongo, na Gamboa, o espaço fica  localizado no prédio do Centro Cultural José Bonifácio e é um dos 15 pontos de memória que compõem a Pequena África, na Região Portuária.
     
    O Museu foi criado em 2017, via decreto, mas nunca tinha sido aberto ao público. Na época, o Muhcab foi idealizado para ser um braço do centro de interpretação que ainda será criado para catalogar o acervo arqueológico encontrado naquela região.
     
    Foi definido como um museu de tipologia híbrida: museu de território, museu a céu aberto, museu de responsabilidade social e museu histórico. Está situado na Pequena África, região com papel fundamental no resgate, na preservação e revitalização da memória afro-brasileira e que tem como marco zero o Cais do Valongo.
     
    No equipamento, o público terá a chance de conferir algumas das obras do acervo, que guarda aproximadamente 2,5 mil itens, entre pinturas, esculturas e fotografias, além de trabalhos de artistas plásticos contemporâneos, que dialogam com o espaço. Por ser um museu de território, as edificações e os elementos urbanos também são catalogados como acervo.
     
    A atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura executou a limpeza e o restauro das calhas para impedir vazamentos. As peças passaram por higienização, algumas também por pequenos restauros e ou ganharam uma nova moldura.
     
    – O museu tem muitas obras que, a partir de agora, vão passar  por um tratamento de maior cuidado e carinho. Além da visitação do acervo, as pessoas vão poder fazer oficinas de teatro e percussão. É emocionante e uma alegria enorme reabrir esse espaço porque eu frequentei muito essa casa nos anos 90, quando ainda era um centro cultural. Esse museu tem muita importância para o movimento negro – contou o diretor-geral do Muhcab,  Leandro Santanna.
     
    Em maio deste ano, o Muhcab ganhou um site (rio.rj.gov.br/web/muhcab), fruto de uma cooperação internacional da Prefeitura do Rio com a Unesco, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o projeto Territórios Negros.
     
    O Centro Cultural José Bonifácio foi restaurado em 2013, na primeira gestão do prefeito Eduardo Paes. Fundado em 1877 por Dom Pedro II como a primeira escola pública da América Latina, o palacete faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana.  
     
    Fonte: Prefeitura do Rio
    Fotos: Facebook do Muhcab


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Igreja de São Cristóvão, uma incrível relíquia em estilo romano e gótico de 1627
      Saiba Mais
      Destaque do WTM Latin America 2024, Georrota Cânions do Sul promete se firmar como destino turístico
      Saiba Mais
      Sandboard, uma experiência incrível em duna isolada de Cabo Frio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO