MAIS COISAS >> Bem Estar

  • Pilates foi inventado por um alemão para tratar de feridos da 1ª Guerra Mundial

    Da Redação em 08 de Abril de 2021    Informar erro
    Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha. Seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de ascendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã. Possivelmente Joseph Pilates tenha sofrido bullying durante a infância, sendo insultado de "Pôncio Pilatos, assassino de Jesus Cristo", motivo pelo qual modificou o sobrenome.
     
    Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental.
     
    Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.
     
    No início do século XX, Joseph desenvolveu um sistema integrado e abrangente de exercícios físicos ao qual deu o nome de Contrologia, definida por ele como “a arte do controle e do equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade”. De acordo com o Blog Pilates, o método criado por Joseph tinha como objetivo “o completo conhecimento (…) dos mecanismos e das estruturas funcionais do corpo, relacionados com a influência dos princípios da gravidade e do equilíbrio, sempre aplicados aos movimentos”.
     
    Em outras palavras, a técnica consiste no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo humano. Por meio da Contrologia, pode-se atingir a correta coordenação do corpo, da mente e do espírito.
     
    Joseph Pilates acreditava na possibilidade de criar um corpo uniforme, com a correção de posturas inadequadas, a restauração da vitalidade física e o fortalecimento da mente. Até mesmo a elevação do espírito era possível pela Contrologia, pensava o inventor do método.
     
    Em resumo, a Contrologia surgiu para proporcionar maior flexibilidade, expandir a graça natural dos movimentos, produzir habilidades motoras e desenvolver a força muscular, o alongamento e o equilíbrio do praticante.
     
    De acordo com a Revista Pilates, Joseph se mudou para a Inglaterra em 1912. Na terra da rainha, lutou boxe, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard, até ser preso, em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.
     
    Num campo de concentração, onde atuou como enfermeiro, colocou seu conhecimento em prática ao usar molas das camas para criar aparelhos nos quais ele e os demais detentos exercitavam o corpo e a mente, por do meio do controle da respiração. Foi daí que surgiram o Cadillac e o Reformer, equipamentos de molas do Pilates.
     
    Conforme destaca o Blog Pilates, Joseph focava seus exercícios nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. Na Contrologia, o objetivo era promover, no praticante, a consciência da respiração e da postura.
     
    Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. 
     
    Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 83 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Pilates deixou inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos Estados Unidos da América e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo.
     
    Joseph não conseguiu, em vida, o reconhecimento que desejava. Após sua morte, no entanto, o método de condicionado físico criado por ele não apenas ganhou seu nome, como se espalhou pelo mundo.
     
    O Pilates chegou ao Brasil no começo dos anos 2000 e rapidamente se espalhou. Em 2016, estimava-se tere 35 mil estúdios no país para a prática da atividade.
     
    Fonte: Wikipedia, Blog Pilates e André Guzman Estúdio de Pilates


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ambulatório São Lucas da PUC: preços populares para consultas e exames
      Saiba Mais
      Salão de beleza Hair Nation está num espaço maior e mais bonito em Laranjeiras
      Saiba Mais
      Refilmagem de Pantanal terá filho de Almir Sater no mesmo personagem do pai na primeira versão
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO