TURISMO >> Histórias do Rio

  • Luz del Fuego, à frente de seu tempo, teve um fim trágico em 1967

    Da Redação em 10 de Março de 2022    Informar erro
    Local: Ilha do Sol
    ENDEREÇO: Vai até a Ilha de Paquetá e aluga um barco até lá
    DETALHES: A casa pode ser visitada alugando um barco!
    Luz del Fuego (nome artístico de Dora Vivacqua) nasceu em 21 de fevereiro de 1917, e era a penúltima filha de uma família de políticos de Cachoeiro do Itapemirim, no interior do estado do Espírito Santo.
     
    Dora teve educação esmerada, educada em colégio de freiras. Mas aos 18 anos fugiu de casa para ser artista. Deixou tudo para trás e foi trabalhar no circo.
     
    Em 1946, inicia a carreira artística com o nome de Luz Divina, e só no ano seguinte mudaria para Luz Del Fuego - na época nome de um famoso batom argentino.
     
    Em 1954, passou a fazer sucesso dançando sensualmente com uma serpente enrolada em seu corpo nu, fundando o Clube Naturista Brasileiro e estabelecendo a primeira área para a prática de Naturismo no país. Paralelo a isso, foi uma das primeiras mulheres do país a receber um brevê para pilotar aviões.
     
    Possuía duas jibóias, Cornélio e Castorina, treinadas para as performances de palco. Não levou muito tempo para que se tornasse a sensação do Teatro de Revista, uma das vedetes mais conhecidas do país, apresentando-se inclusive no exterior.
     
    A artista abandonou sua mansão na Avenida Niemeyer e arrendou da Marinha uma ilha na baía de Guanabara, próximo à Praia do Gradim, em São Gonçalo, que rebatizou como Ilha do Sol.
     
    Viveu numa casa de palha, uma oca, erguida por ela e amigos, e construiu aos poucos duas casas. Quando precisava de água e mantimentos, dirigia seu próprio barco até Paquetá.
     
    Várias personalidades do cinema de Hollywood estiveram na ilha à época, como Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, Cesar Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen.
     
    Porém, mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas no pier por não quererem se despir.
     
    A nudez total era obrigatória na Ilha do Sol. Ninguém, nem mesmo autoridades e personalidades, podiam entrar na ilha sem deixar toda e qualquer peça de roupas ainda no píer.
     
    À época, os bailes de Carnaval na ilha tornaram-se famosos, causando grande polêmica na imprensa e na sociedade conservadoras de então.
     
    Em 1955 a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil, relacionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro como um de seus afiliados.
     
    A atriz morreu brutalmente assassinada em 1967, aos 50 anos, vítima de uma emboscada por vingança por ter denunciado à polícia dois irmãos, antigos empregados dela. 
     
    Os irmãos Alfredo e Mozart Teixeira da Silva, o Gaguinho, julgavam a vedete rica. Foram seduzidos pelos poucos valores que tinha na ilha e pelas notícias que saíram na imprensa de que Luz recebera uma herança de família. Tudo investido nas construções na ilha. Condenados a 20 anos cada, Gaguinho morreu assassinado na prisão e Alfredo, que chegou a ser solto, morreu numa emboscada.
     
    O corpo de Luz del Fuego e do vigia da ilha só foram encontrados quase duas semanas após o crime, a 400 metros da Ilha do Sol, amarrados a pedras e manilhas, submersos na Baía de Guanabara.
     
    Luz Del Fuego foi sepultada na presença de pouquíssimas pessoas e com apenas uma coroa de flores, enviada pela Sociedade Protetora dos Animais - da qual era membro ativo.
     
     
    Fonte: Wikipedia e O Globo
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Plano Agache, nos anos 30, previa Centro futurista com praça monumental
      Saiba Mais
      Portal do presídio Frei Caneca, último registro do que foi a maior prisão do Brasil
      Saiba Mais
      Praia das Virtudes, a última praia do Centro do Rio, preferida dos casais apaixonados
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Binho:
        Que ideia boa baile de carnaval pelados numa ilhota!! Quem fecha comigo uma festa dessas em homenagem a Luz Del Fuego


DIVULGAÇÃO