TURISMO >> Passeios

  • Museu da República volta ao horário normal, com gratuidade até o final do ano

    Da Redação em 16 de Novembro de 2021    Informar erro
    Local: Museu da República
    ENDEREÇO: Rua do Catete, 153 - Catete
    CONTATO: (21) 2127-0324
    DETALHES:

    Terça à sexta, de 10h às 17h . Sábados, domingos e feriados, de 11h às 17h. Ingresso: R$ 6 inteira. Entrada franca até o final de 2021.

    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Museu da República voltou ao horário normal de funcionamento. Para quem ainda não conhece ou quer rever o acervo do Palácio do Catete, a entrada gratuita será até o final do ano.
     
    Desde que o Professor Mario Chagas assumiu a direção do Museu, o espaço voltou a ser um espaço de convivência e efervecência cultural, fique de olho na programação.
     
    O Palácio foi construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo e é um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística para o nosso país.
     
    Sua arquitetura é luxuosa em estilo eclético, com obras de artistas importantes como os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldio e o arquiteto Gustav Waehneldt.  
     
    Adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República em 1896, o local guarda momentos de consternação e comoção nacional como o velório do presidente Afonso Pena, em 1909, e o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.
     
    O Palácio foi sede do Poder Republicano por quase de 64 anos (18 presidentes utilizaram suas instalações) até a transferência da Capital Federal para Brasília em abril de 1960. Logo em seguida, em novembro do mesmo ano, passou a abrigar o Museu da República.
     
    O Palácio tem salões suntuosos e jardins impecáveis com lago, chafariz, coreto, parquinho infantil, café, cinema e muita programação cultural.
     
    O Museu da República visa oferecer ao visitante um panorama da história republicana através de seu acervo.
     
    Ali o visitante encontra fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX e o Espaço de Atualização com informações atuais. Jornais do dia, noticiários na TV etc, mostram que a História está em permanente movimento, transformando-se a partir das nssas ações.
     
    Fonte e foto: Museu da República


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Black Friday: Bondinho Pão de Açúcar com ingresso a R$ 39,90
      Saiba Mais
      Pedra da Proa, a 633 metros de altitude, trilha fácil na Floresta da Tijuca
      Saiba Mais
      Rio ganha Museu da História e Cultura Afro-Brasileira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Andréia Targueta:
        Quarta eu e minha amiga, visitar no Museu da República. Sou deficiência auditiva, surda

      • Comentário do post Silvana Manoel Pereira:
        É necessário agendar a visita nós domingos e quarta-feira e qual o horário de funcionamento nestes dias. Boa noite Silvana


DIVULGAÇÃO