TURISMO >> Passeios

  • Capela Magdalena: experiência única para quem gosta de música, arte e natureza

    Da Redação em 06 de Setembro de 2018    Informar erro
    Local: Capela Magdalena - Sítio São Pedro de Guaratiba
    ENDEREÇO: Estrada do Mato Alto, 6024 - Guaratiba Ver mapa
    CONTATO: (21) 98851-5052
    DETALHES: Preço: R$ 140 por pessoa 
    Localizada no Sítio São Pedro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, a Capela Magdalena é uma daquelas relíquias cariocas que todos deveriam conhecer. Apesar do nome, o lugar não é um espaço religioso, mas um sítio rico em histórias, artes plásticas, música clássica e natureza. É mais que um passeio, é uma experiência cultural surpreendente.
     
    Idealizado e construído pelo músico, artista plástico, escritor e paisagista Roberto de Regina, 91 anos, todo o conjunto é mantido por recursos próprios e por isso é necessário agendar a visita. A programação acontece aos domingos, com recital de cravo, almoço, passeio no jardim, mais a entrada para o museu de réplicas Ronaldo J. Ribeiro. Veja mais sobre o museu AQUI.
     
    O cravo é uma verdadeira obra de arte. Uma cópia fiel do instrumento do século XVIII, que o próprio Roberto construiu. Médico anestesista aposentado, Roberto é um desses gênios que nascem de tempos em tempos. Além de talentosíssimo é uma pessoa muito gentil, sempre disposto a uma boa conversa com os visitantes.
     
    Ele conta que sempre gostou de tocar em capelas por causa da acústica e do ambiente de serenidade destes espaços. “Por esta razão transformei a sala da casa numa capela, apesar dela não ser um espaço religioso”. Os afrescos foram pintados a partir de vitrais, pinturas medievais, renascentistas e do barraco. 
     
    O projeto do sítio começou em 1970 a partir do zero. “Era mato puro”, garante. Hoje, o espaço abriga capela, “castelo”, museu e jardins com chafariz, pérgolas floridas, borboletas, gansos, pássaros, lago e até um pavão. Uma aura mágica parece envolver todo o ambiente.  
     
    O almoço, com direito a prato principal, água, uma taça de vinho, sobremesa, café e licor, precisa ser reservado com antecedência, pois o público é limitado a 12 pessoas. Cada recital tem duração de uma hora. O passeio leva no total umas quatro horas mais ou menos.
     
    No local estão à venda os cds do músico e seu livro “Roberto de Regina: vida e obra ou Memórias de um Sargento de Malícias” que conta a história do artista desde criança. O livro de 200 páginas vem acompanhado um DVD com uma peça de teatro escrita e interpretada por Roberto com músicas da renascença espanhola. O custo é de R$ 50 (somente cheque ou dinheiro) e pode ser encomendado para envio pelo correio.
     
    Anualmente, o lugar recebe encontros de cravistas de todo o Brasil para mesas redondas e concertos. 
     
    Como chegar: Vindo da Barra depois do túnel da Grota Funda, na quarta estação do BRT (Mato Alto), virar à direita, pega a estrada do Mato Alto, depois do segundo posto de gasolina na altura da loja de material de construção vira a primeira à direita. Vindo de Campo Grande vira à esquerda na altura da mesma estação.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Museu de Arte do Rio: joia carioca
      Saiba Mais
      ECOMUSEU ILHA GRANDE DA UERJ REABRE COM MOSTRA SOBRE DIVERSIDADE MARINHA
      Saiba Mais
      Trilha dos Dois Irmãos: visual estonteante
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Bafafá Online:
        http://bafafa.com.br/turismo/passeios/capela-magdalena-experiencia-unica-para-quem-gosta-de-musica-arte-e-natureza


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA