No bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, fica localizado o Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro, com exposição de cerca de 500 miniaturas produzidas pelo médico, artista e músico Roberto de Regina.
Aposentado da profissão de médico Roberto se dedica à arte. O acervo do museu é lindíssimo e inclui réplicas das principais catedrais e castelos europeus, do Vaticano, inclusive a Basílica de São Pedro, automóveis e trens antigos, o 14 Bis, de Santos Dumont e a Kitty Hawk, dos Irmãos Wright, aviões, embarcações como a Barca do Sol (usada no funeral do faraó Quéops, em 4500 A.C.) e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, entre outros.
A coleção tem ainda uma maquete de uma cidade europeia fictícia, com teatros, cinemas, igrejas e bondes. Entre as catedrais, Notre Dame, Sacré Coeur, Chartres, Rennes (França), Colônia (Alemanha), São Basílio, Moscou (Rússia).
As peças foram produzidas com alumínio, papel, cartolina, metal, borracha, plástico, madeira e variedade de outros materiais. O nome do museu é em homenagem ao braço direito de Roberto e também administrador do sítio.
Roberto de Regina explica que não gosta do termo miniaturas porque têm uma conotação de inferioridade. “Faço réplicas em escala de tudo o que foi inventado desde Leonardo da Vinci, com riqueza de detalhes”. A coleção começou quando ainda em sua juventude e até hoje Roberto, aos 91 anos, continua ampliando seu acervo.
O Sítio São Pedro de Guaratiba, conhecido por abrigar também a Capela Magdalena é um programa único, sem igual no Brasil, uma verdadeira joia. Ele pode ser visitado mediante agendamento e pagamento de ingresso.
Aos domingos, o sítio é aberto a uma programação que inclui a visita aos jardins, um recital de cravo na Capela Magdalena com repertório a partir do século XVI e almoço incluído no valor de R$ 150 por pessoa. Saiba mais AQUI.
Como chegar de carro: Vindo da Barra depois do túnel da Grota Funda, na quarta estação do BRT (Mato Alto), virar à direita, pega a estrada do Mato Alto, depois do segundo posto de gasolina, loja de material de construção, primeira a direita.
Tanto para o museu quanto para o passeio completo aos domingos, grupos de 10 ou mais pessoas têm condições especiais.