ARTE E CULTURA >> Cinema

  • Festival do Rio: cinema francês em destaque

    Da Redação em 11 de Outubro de 2017    Informar erro
    O cinema francês é um dos destaques da 17ª edição do Festival do Rio que acontece até 15 de outubro. Com mais de 47 filmes (27 produções e 20 coproduções), a França é a terceira presença no festival e conta com a presença do diretor Michel Hazanavicius apresentando seu novo filme O Formidável (QUI 12/10 21:30 Cine Odeon NET Claro // SEX 13/10 19:10 Reserva Cultural Niterói 2), e do ator Nahuel Pérez Biscayart da produção francesa 120 batimentos por Minuto (SAB 14/10 21:00 Estação NET Botafogo 1), Grande Prêmio do Júri e Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes 2017.
     
    A 17ª edição do Festival do Rio também consagra a cooperação cinematográfica contínua entre o Brasil e a França, resultando na presença de três coproduções franco-brasileiras na seção Premiere Brasil. Dentre elas, As Boas Maneiras de Juliana Rojas e Marco Dutra, filme produzido com o auxílio do fundo francês “Aide aux cinemas du monde”, recebeu menção honrosa do Júri no Festival de Biarritz e Prêmio do Júri no Festival de Locarno, ambos em 2017. Gabriel e a Montanha de Felipe Barbosa, por sua vez, recebeu dois prêmios na 56ª Semaine de la Critique do Festival de Cannes 2017 (Revelação France 4 e Fundação Gan).
     
    Desde 1969 o Brasil e a França possuem acordo de coprodução cinematográfica que vem contribuindo nesses últimos anos para a visibilidade internacional do cinema brasileiro, traduzida em prêmios e nomeações em festivais internacionais. O filme Aquarius de Kleber Mendonça Filho, seleção oficial do Festival de Cannes 2016, é um dos exemplos recentes mais emblemáticos desta frutífera cooperação.
     
    A cooperação entre o Brasil e a França se inscreve no esforço global da França para a promoção do cinema. Nesses últimos anos, o cinema francês vem ocupando a 3ª posição no cenário cinematográfico brasileiro e os projetos de coprodução oferecem grandes perspectivas. Cabe lembrar que as coproduções franco-brasileiras são elegíveis aos sistemas de apoio brasileiros e franceses.  
     
    Fonte: Serviço de imprensa e comunicação do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Grupo Teatral Moitará lança documentário sobre a Máscara Teatral
      Saiba Mais
      Neville de Almeida ganha placa no Cine Joia
      Saiba Mais
      VerCiência 2016 – 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA