ARTE E CULTURA >> Cinema

  • Festival do Rio: cinema francês em destaque

    Da Redação em 25 de Outubro de 2017    Informar erro
    Festival do Rio: cinema francês em destaque

    O cinema francês é um dos destaques da 17ª edição do Festival do Rio que acontece até 15 de outubro. Com mais de 47 filmes (27 produções e 20 coproduções), a França é a terceira presença no festival e conta com a presença do diretor Michel Hazanavicius apresentando seu novo filme O Formidável (QUI 12/10 21:30 Cine Odeon NET Claro // SEX 13/10 19:10 Reserva Cultural Niterói 2), e do ator Nahuel Pérez Biscayart da produção francesa 120 batimentos por Minuto (SAB 14/10 21:00 Estação NET Botafogo 1), Grande Prêmio do Júri e Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes 2017.
     
    A 17ª edição do Festival do Rio também consagra a cooperação cinematográfica contínua entre o Brasil e a França, resultando na presença de três coproduções franco-brasileiras na seção Premiere Brasil. Dentre elas, As Boas Maneiras de Juliana Rojas e Marco Dutra, filme produzido com o auxílio do fundo francês “Aide aux cinemas du monde”, recebeu menção honrosa do Júri no Festival de Biarritz e Prêmio do Júri no Festival de Locarno, ambos em 2017. Gabriel e a Montanha de Felipe Barbosa, por sua vez, recebeu dois prêmios na 56ª Semaine de la Critique do Festival de Cannes 2017 (Revelação France 4 e Fundação Gan).
     
    Desde 1969 o Brasil e a França possuem acordo de coprodução cinematográfica que vem contribuindo nesses últimos anos para a visibilidade internacional do cinema brasileiro, traduzida em prêmios e nomeações em festivais internacionais. O filme Aquarius de Kleber Mendonça Filho, seleção oficial do Festival de Cannes 2016, é um dos exemplos recentes mais emblemáticos desta frutífera cooperação.
     
    A cooperação entre o Brasil e a França se inscreve no esforço global da França para a promoção do cinema. Nesses últimos anos, o cinema francês vem ocupando a 3ª posição no cenário cinematográfico brasileiro e os projetos de coprodução oferecem grandes perspectivas. Cabe lembrar que as coproduções franco-brasileiras são elegíveis aos sistemas de apoio brasileiros e franceses.  
     
    Fonte: Serviço de imprensa e comunicação do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Documentário Brizola, de Marco Abujamra, no 29° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade
      Saiba Mais
      Al Pacino: mostra no CCBB Rio reunirá 24 longas-metragens do ator americano
      Saiba Mais
      Mostra “Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio”, no Estação Net Botafogo 1 e 2
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO