ARTE E CULTURA >> Evento

  • É dia de Jorge no Beco das Sardinhas

    Da Redação em 22 de Abril de 2017
    Local: Beco das Sardinhas
    ENDEREÇO: Rua Miguel Couto, 139 - Centro
    DATA : 22/04/2017 HORA : 14h às 22h VALOR : Grátis
    DATA : 23/04/2017 HORA : 14h às 22h VALOR : Grátis
    DETALHES:

    Caso São Pedro resolva vir de penetra na festa de São Jorge, os organizadores avisam que a área é totalmente coberta.

    LINK: Clique aqui e visite o site

    Uma celebração bem carioca - na Região Portuária do Rio de Janeiro - ao popular Santo Guerreiro e seu sincretismo nas religiões afro-brasileiras: É dia de Jorge. Várias atividades estão programadas: no sábado, dia 22, às 15h, uma roda de samba liderada só por homens, mas recebendo mulheres: André Jamaica (Quilombo do Grotão e Sambalangandã) e Gabriel Cavalcante (Samba da Ouvidor e Samba do Trabalhador) convidam Andrea Dutra (que cantará clássicos de Samba-Canção) e Angélica Ventura (com os Sambas de Terreiro).
    Neste dia (20h) tem também o Tambor de Cumba celebrando o sincretismo de São Jorge e de Ogum transformando a noite num terreiro com muito coco, jongo, samba de roda e maracatu.

    Já no domingo, dia 23, às 15h, somente mulheres comandam a roda, mas os convidados são homens: Flor do Samba (Primavera das Mulheres) recebe Luis Caffe (com a nata do Partido Alto) e Zeh Gustavo (cantando só o melhor do Samba de Breque).

    Sábado, 22 de abril

    14h Aula Pública : Gratuita : Dança Afro com Aninha Catão

    Que tal aprender a dançar pra Ogum na véspera de São Jorge? A Aninha Catão abre nosso É dia de Jorge no Beco das Sardinhas, no sábado, às 14h, com uma oficina aberta, gratuita e na rua, de dança afro!

    15h Samba de Jorge : André Jamaica : Gabriel Cavalcante + Convidadas

    No sábado, dia 22, às 15h, teremos uma roda de samba liderada só por homens, mas recebendo mulheres: André Jamaica (Quilombo do Grotão e Sambalangandã) e Gabriel Cavalcante (Samba da Ouvidor e Samba do Trabalhador) convidam Andrea Dutra (que cantará clássicos de Samba-Canção) e Angélica Ventura (com os Sambas de Terreiro).

    20h Tambores de Ogum : Coco, Jongo e Maracatu com Tambor de Cumba

    O Tambor de Cumba celebrará o sincretismo de São Jorge e de Ogum transformando a noite num terreiro com muito coco, jongo, samba de roda e maracatu.

    00h Cinema Negro antes da Alvorada de Jorge : Seleção Clementino JR.

    Imagina passar a madrugada em uma rua histórica da cidade assistindo filmes sobre sincretismo com o povo negro como protagonista com a curadoria do Clementino Junior do Cineclube Atlântico Negro? E se tiver uma coleção de cafés brasileiros para que vocês fiquem acordados descobrindo nossos sabores e aromas de norte a sul, escolhidos a dedo pela Moni Abreu da Cafeoteca do Brasil? Da meia-noite às cinco da manhã (dia 23), a hora da alvorada, no É dia de Jorge no Beco das Sardinhas.

    05h Alvorada : : Fogos da Banda da Conceição e Axé Quilombola

    A Alvorada de São Jorge do É dia de Jorge no Beco das Sardinhas, às cinco da manhã do dia 23 de abril, será com o Frigideira, presidente da Banda da Conceição, soltando os fogos e recebendo o Axé Quilombola, bloco afro e de Afoxé com integrantes da Região Portuária. Eles ficam até às 08h com seus atabaques e agogôs,

    08h Maracatu Baques do Pina para pequenos e grandes : É dia de Jorge

    Para completar nosso - literalmente - viradão de Jorge, entra o Grupo Maracatu Baques do Pina para pequenos e grandes : É dia de Jorge, fechando trinta e duas horas direto de programação. Será no domingo de manhã para a família poder aproveitar, com histórias e muito tambor, chocalho e gonguê. O novo livro de Lobisomem Victor Lobisomem, "Jorge, o dragão e o cavaleiro que sabia voar", também estará à venda na festa, que contará com uma livraria itinerante temática em africanidades e cultura negra (para crianças e adultos também).

    10h Chorinho do Morro da Conceição celebra Pixinguinha: Dia do Choro

    Dia de São Jorge também é dia de São Pixinguinha, nascido no mesmo dia, que virou data oficial: Dia Nacional do Choro. O Chorinho do Morro da Conceição, comandado por Ronaldo do Pandeiro, celebra o mestre no Beco das Sardinhas.

    13h Aula Pública : "Quem faz o santo é o povo" : Luiz Rufino

    A princípio é uma aula pública de Luiz Rufino, mas a intenção é firmar uma gira de pensamentos e versos que invocam e atravessam o imaginário em torno deste signo que é o santo Jorge. No fiar das palavras a gente firma ponto e vai botando as ideias para baixar na canjira. Da devoção encruzada, da rua, dos valentões, pernadas, dos altares do povo regados as cerveja e suor. Ogun, São Jorge, Seu Beira Mar, orixá, caboclo, capitão das encruzas, padrinho da malandragem. Falaremos do Rio uma cidade que é terreiro e do santo que nos vela do alto dos botequins e nos alumia do céu.

    15h Samba de Jorge : Flor do Samba recebe Luis Caffe e Zeh Gustavo

    Já no domingo, dia 23, às 15h, somente mulheres comandam a roda, mas os convidados são homens: Flor do Samba (Primavera das Mulheres) recebe Luis Caffe (com a nata do Partido Alto) e Zeh Gustavo (cantando só o melhor do Samba de Breque).

    20h Baile do Beco : Charme e Funk nas Sardinhas: DJs Doni e Lourenço

    Fechando as celebrações, o Baile do Beco com Charme e Funk do Beco das Sardinhas! DJ Rodrigo Doni (Noites Tropicais) e DJ Lourenço (Charme da Gamboa) no domingo, 23, às 20h.

    COMIDAS E BEBIDAS

    Casa Porto : HAGAR, o sanduíche : OVNI Burguer : RockBird Craft Brewery : Comidaria Querino : Suco Que Beleza : Cachorro-Quente do Oliveira : Du Sal : Cafeoteca do Brasil : Cecarioca : Doces da Socorro : Pastel do Maycon : Batatas Rechedas da Cátia : Danada Drinks : Santuário Relicário : e mais.


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA