ARTE E CULTURA >> Evento

  • Museu do Pontal, programação do fim de semana

    Da Redação em 23 de Abril de 2024    Informar erro
    Museu do Pontal, programação do fim de semana
    Local: Museu do Pontal
    ENDEREÇO: Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes 3.300, Barra da Tijuca Ver mapa
    DATA : 27/04/2024
    DATA : 28/04/2024
    DETALHES: Entrada grátis
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Você conhece o significado dos grafismos que muitos povos indígenas pintam pelo corpo? Conhece o poder das sementes que decoram adereços e acessórios?
     
    No último fim de semana de abril, o Museu do Pontal continua com a programação dedicada aos povos originários. No próximo sábado (dia 27), às 16h, haverá oficina de chaveiro com sementes. A artesã Sãmehy explicará aos participantes os benefícios e significados de algumas das sementes utilizadas.
     
    No domingo (dia 28), às 16h, será a vez de aprender sobre os grafismos que povos indígenas pintam no corpo. A artista plástica Tapixi Guajajara conduz o encontro, utilizando tintas feitas de jenipapo e urucum.
     
    Em uma das salas de exposição do Museu, a mostra Carmézia Emiliano e a vida macuxi na floresta, primeira individual da artista macuxi no Rio de Janeiro, está em cartaz desde o dia 13 de abril e segue até agosto.
     
    Nascida em Roraima, Carmézia pinta cenas do cotidiano de seu povo desde os anos 1990 e é considerada uma das mais importantes artistas indígenas do País. Em 2023, teve uma exposição individual no MASP e participou das bienais de arte de SP e das Amazônias. A mostra reúne 21 pinturas, ocupa uma sala e o foyer do Museu, e tem curadoria dos diretores do Museu do Pontal, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque.
     
    Toda a programação do Museu do Pontal é gratuita.
     
    Confira a programação!
    27/04 – Sábado – Oficina de chaveiro com sementes indígenas
    16h – Os participantes poderão construir o seu chaveiro com sementes variadas, escutando histórias sobre os benefícios e significados das sementes para algumas etnias indígenas. A oficina é ministrada pela educadora e artesã, Sãmehy, da etnia Potiguara, da Paraíba. Atualmente, Sãmehy vive no Rio de Janeiro.
     
    28/04 – Domingo -  Oficina de pintura corporal
    16h - Oficina de pintura de jenipapo e urucum, onde o público irá aprender sobre os grafismos indígenas, que podem representar animais ou outros elementos das culturas indígenas. O encontro será ministrado pela artista plástica Tapixi Guajajara, natural do Maranhão, e que, atualmente, vive no Rio de Janeiro.
     
    Atividades Fixas
    Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h 
    Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
     
    Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.
     
    Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”
      Saiba Mais
      “Design Week XP” movimenta a Faculdade Hélio Alonso
      Saiba Mais
      Feliz Ano Novo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO