ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Arqueologia Contemporânea, de Claudio Partes

    Da Redação em 05 de Julho de 2016    Informar erro
    Arqueologia Contemporânea, de Claudio Partes
    Local: Centro Cultural da FMP/Fase
    ENDEREÇO: Av. Barão do Rio Branco 1003, Centro - Petrópolis
    DETALHES:

    Até 31/05/16 - Entrada gratuita

    Responsável pela montagem de boa parte das exposições do Centro Cultural da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis (RJ), o designer, fotógrafo e artista visual, Claudio Partes, assumiu o lado arqueólogo no novo trabalho, em cartaz no espaço. Em “Arqueologia Contemporânea”, ele escavou pontos dos painéis da galeria, voltando ao passado e revisitando pedaços de exposições que passaram pelo Centro Cultural desde que foi inaugurado, há nove anos. Da mistura do antigo com o novo, surgiram outras imagens.

    As “escavações” de Claudio Partes se transformaram em uma instalação artística, também aberta ao público, descortinando as camadas de pinturas sobrepostas. “O objetivo é provocar reflexões e sensibilizar o público para o entorno que nos cerca, carregados de memórias, histórias e sentimentos, além de levar à reflexão sobre espaço, tempo e memória”, diz Claudio.

    Responsável pela programação do Centro Cultural, o coordenador de Projetos e Extensão, Ricardo Tammela, destaca a importância da abertura para as pesquisas artísticas, em um espaço acadêmico. “O Centro Cultural da FMP/Fase, por estar dentro de uma instituição de ensino superior, acaba assumindo um papel importante, próprio das universidades, que é o da pesquisa. Nesse caso, pesquisa no campo da estética, no campo da arte, no campo da cultura, abrindo seus espaços para projetos que tenham essa proposta, como fica explícito na intervenção de Claudio Partes”, conta Ricardo.

    Com a montagem da exposição “Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une”, no Centro Cultural da faculdade, em 2013, Claudio Partes recebeu o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, concedido pela Prefeitura de Petrópolis. A visitação, que é gratuita, pode ser realizada, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h.



    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Raimundo Rodriguez estreia exposição "Quadrelas Fluminenses"
      Saiba Mais
      Exposição Lugar de estar: o legado Burle Marx no Museu de Arte Moderna
      Saiba Mais
      Ateliê Cosmonauta Mosaicos finaliza painel em homenagem ao intelectual Milton Santos
      Saiba Mais

DIVULGAÇÃO