ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Lançamento do livro Meus casamentos e outras histórias de Ricardo Pessanha

    Da Redação em 10 de Julho de 2018    Informar erro
    Local: Multifoco Bistrô
    ENDEREÇO: Av. Mem de Sá, 126 – Lapa
    DATA : 17/07/2018 HORA : 18 às 21h VALOR : LIVRO: R$ 39
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O livro Meus Casamentos e Outras Histórias marca a estreia do jornalista e tradutor carioca Ricardo Pessanha no universo literário brasileiro.
     
    Esse é o seu primeiro trabalho publicado em português, depois de algumas obras sobre música brasileira lançadas em outras línguas pelo mundo afora. Um delas, intitulada The Brazilian Sound, foi até best-seller na categoria World Music do site da Amazon.com em 1999. 
     
    Não que Meus Casamentos e Outras Histórias represente um abandono à música — o livro também inclui narrativas sobre este tema — mas o filé mignon são os episódios ocorridos em matrimônios envolvendo brasileiros, tchecos, americanos, irlandeses, neozelandeses, indianos, finlandeses, russos, americanos, romenos e outras nacionalidades, sempre  narrados com humor e pitadas de lirismo.

    Explicando o salto da música para o universo casamenteiro: Ricardo foi aprovado no concurso para Tradutor Público e Intérprete Comercial, profissional credenciado pelo estado para trabalhar como intérprete em atividades que envolvam estrangeiros cujas declarações precisem ter validade legal, característica dos enlaces matrimoniais. 
     
    Além de casamentos e música, o livro contém histórias sobre o cotidiano do Maracanã, Tijuca e arredores, no Rio de Janeiro e sobre viagens, quando a capacidade de observação do jornalista fica mais aguçada. 
     
    No prefácio, o brasilianista francês Vassili Rivron, professor da Universidade de Caen,  observa que “os casamentos de Ricardo são muito peculiares, representando uma atualização desta história universal que na tradição brasileira se pensou muito em termos de mestiçagem: a exogamia radical, que só é radical por transcender fronteiras socialmente construídas pelas lógicas de classe, de raça, de estado-nação, de cultura, de língua e até de gênero.”
     
    Formado na Escola de Comunicação da UFRJ, com especialização em Marketing pela PUC-Rio, Ricardo escreve profissionalmente há quase 40 anos e tem livros publicados nos EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Coreia e Japão, sempre sobre música brasileira, tema no qual se especializou.  
    Foto: Marcelo Vidal

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sebo Letra Viva
      Saiba Mais
      Biblioteca Popular de Botafogo: cantinho carioca
      Saiba Mais
      Sebo Beta de Aquarius: relíquia do Catete
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA