MAIS COISAS >> Educação

  • Oficina Futuro do Trabalho no Museu do Amanhã

    Da Redação em 15 de Março de 2018    Informar erro
    Local: Museu do Amanhã - Laboratório de Atividades do Amanhã
    ENDEREÇO: Praça Mauá, 1 - Centro
    DETALHES: De 17 a 19 de março (sábado a segunda), das 10h às 19h.
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Profissões do futuro é o tema da Oficina Futuro do Trabalho voltada para jovens de 14 a 18 anos e designers para explorar o futuro do trabalho. Psicólogos de robôs e minerador de asteroide poderão ser atividades profissionais daqui a 50 anos? Como será o trabalho em 2068? Fatores como inteligências artificiais e mudanças nos hábitos de consumo poderão habilitar novas profissões?
     
    O Museu do Amanhã promove o estudo que explora os amanhãs possíveis nos próximos 50 anos, usando a metodologia chamada Arqueologia do Futuro. “Inteligências artificiais e biotecnologias, além de mudanças no tecido sociocultural e nos hábitos de consumo habilitarão atividades e profissões completamente novas. Algumas serão análogas a que temos hoje, como, por exemplo, minerador de asteroide ou psicólogo de robôs; mas muitas outras não foram inventadas ou sequer imaginadas. Vamos utilizar várias metodologias futuristas para desenvolver protótipos que mostram possíveis futuros do trabalho em cinco décadas”, explica Marcela Sabino, diretora do LAA, à frente deste projeto, adiantando que o objetivo é prover insumos para que artistas e designers desenvolvam experiências imersivas para serem exibidas no próprio Museu.
     
    De acordo com Marcela, a ideia não é contemplar apenas novas profissões, mas também analisar os impactos de futuros de longo prazo no presente e o período de transição entre o trabalho de hoje e o trabalho do futuro. “Esse projeto explora possíveis futuros de atividades que possam ampliar a discussão para além das narrativas sobre automação extrema e desemprego tecnológico. Vamos entender como mudanças nas relações de produção e consumo, simbiose humano-software, além de novos propósitos de vida e longevidade, permitirão que novas ocupações - e até desocupações voluntárias - moldem novos paradigmas sociais.” 
     
    Inscrições gratuitas no SITE.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA