MAIS COISAS >> Gastronomia

  • Por que não devemos consumir ovos crus

    Agenda Bafafá em 21 de Julho de 2017    Informar erro
    O ovo é um alimento altamente nutritivo e muito consumido, principalmente depois que saiu da lista negra dos que aumentam o colesterol. Mas, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos ter sérios problemas de saúde por conta de uma bactéria, a Salmonella sp.
     
    Antigamente essa bactéria era encontrada somente no intestino das aves e nas cascas dos ovos. Mas hoje, por conta de uma evolução, é facilmente encontrada também na gema. Por isso, gemadas, maioneses caseiras, mousses e outros alimentos preparados com gema crua não devem ser consumidos, a menos que sejam usadas gemas pasteurizadas.
     
    Os sintomas mais comuns neste tipo de contaminação são: diarréia, vômitos e febre entre 12 e 72 horas após o consumo. E, como pouca gente se lembra do que comeu 3 dias antes, nem vai imaginar que o inocente ovo frito com gema mole do café-da-manhã pode ter sido o causador de tal estrago.
     
    Salmonella sp é facilmente eliminada pelo calor, se bem cozido não há riscos para a saúde. Algumas dicas básicas para evitar a contaminação:
     
    • Não comprar ovos com a casca rachada;
    • Verificar se os ovos estão estocados em local arejado, limpo e fresco, longe de fontes de calor e de preferência refrigerados;
    • Conferir o prazo de validade;
    • Não lavar os ovos antes de armazenar, pois o processo de lavagem retira a película protetora existente na casca, facilitando a entrada de microrganismos no seu interior. Lave-os somente na hora que for consumir; 
    • Lavar as mãos logo após tocar os ovos ou colméias.
     
    Para saber mais sobre Segurança em Alimentos, acesse:  www.bioqualitas.com.br

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      AULAS GRATUITAS COM RECEITAS DE BACALHAU NO CADEG
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA