MAIS COISAS >> Sustentabilidade

  • Regata Ecológica e Plogging do Projeto Grael em Niterói

    Da Redação em 06 de Junho de 2018    Informar erro
    Local: Regata Ecológica e Plogging
    ENDEREÇO: Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 - Jurububa- Niterói
    DATA : 07/06/2018 HORA : a partir das 08h VALOR : Grátis
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Projeto Grael, criado pelos irmãos Lars, Axel e Torben Grael e que desde 1998 leva educação ambiental por meio de atividades náuticas, em parceria com a Ball, maior fabricante de latas para bebidas do mundo, promove nesta quinta-feira, 7 de junho, uma regata ecológica durante a segunda edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro. O evento que será aberto ao público terá concentração a partir das 8h na sede do Projeto Grael, em Niterói.
     
    Além da regata que coletará resíduos flutuantes de trecho da Baía de Guanabara, a ação contará também com uma atividade de plogging, uma atividade que mescla exercícios físicos e coleta de lixo. Muita gente não conhece, mas além de ser bom para o meio ambiente, o exercício queima algumas calorias extras a cada vez que você se abaixa – o que também serve como uma boa oportunidade para alongar as pernas. A regata e a corrida serão realizadas de forma simultânea, mas terão roteiros distintos.
     
    O objetivo da ação não é apenas coletar resíduos da área, mas também engajar alunos e integrantes do projeto, além do público geral, em torno da conscientização sobre o descarte correto do lixo e do aprendizado sobre os maiores vilões da poluição dos oceanos, o plástico. A regata contará com diversos veleiros que serão guiados por participantes do projeto. Um dos destaques do evento é o barco feito exclusivamente de alumínio, material infinitamente reciclável. 
     
    A preocupação com a saúde dos oceanos é um dos pontos levantados periodicamente pelo Vá de Lata, movimento criado pela Ball para gerar conhecimento sobre os diversos benefícios e vantagens das latas de alumínio frente ao vidro e plástico (PETs). Para se ter uma ideia, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável e com o maior índice de reciclagem do mundo – 69% - contra apenas 43% do PET e 46% do vidro, conforme estudo conduzido pela Resource Recycling Systems. No Brasil, esse índice chega a 98%, colocando o país como líder mundial em reciclagem desse tipo de material.
     
    “Esses dados só comprovam o quanto a lata é infinitamente reciclável e possui um ciclo de logística reversa eficiente, que cria uma cadeia de produção que gera empregos e renda em todas as fases de seu processo - da produção até o retorno ao mercado, o que dura em torno de 60 dias”, comenta Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.
     
    Sobre o Projeto Grael e o Projeto Águas Limpas
    O Projeto Grael foi criado em 1998 pelos irmãos Lars Grael, Axel Grael e Torben Grael. De lá para cá mais de 16 mil jovens conheceram o programa Ambiental com uma série de atividades que geram a interação entre as atividades náuticas por meio do uso da tecnologia, o resgate da cultura da maritimidade e o meio ambiente. Já o Projeto Águas Limpas é patrocinado pelo Águas de Niterói e tem parceria com o Instituto Rumo Náutico- Projeto Grael, com o objetivo de mapear, monitorar e coletar resíduos sólidos flutuantes nas enseadas de Jurujuba e Icaraí - Baía de Guanabara/RJ.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA