TURISMO >> Passeios

  • Conjunto Pedregulho: marco da arquitetura moderna

    Da Redação em 11 de Julho de 2016    Informar erro
    Local: Conjunto Pedregulho
    ENDEREÇO: Rua Marechal Jardim, 450 - São Cristóvão Ver mapa
    DETALHES: Contato para agendamento de visitas: Hamilton Marinho (morador e síndico do prédio) - (21) 7879-8937 e 97027-5130

    Poucos sabem, mas o conjunto habitacional Pedregulho, construído sobre pilotis, é aberto à visitação. Projetado em 1947 e inaugurado em 1951 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e com paisagismo de Burle Marx, é tido como um marco da arquitetura moderna. Reidy é autor também de obras icônicas da cidade como o Museu de Arte Moderna, o antigo Ministério da Educação (atual palácio Gustavo Capanema) e o Aterro do Flamengo. 

    Chamado oficialmente de Prefeito Mendes de Moraes, tem 272 apartamentos, entre quitinetes e duplex. Inicialmente foi construído para abrigar funcionários federais e com a transferência da capital para Brasília entrou em decadência anos depois. Só veio a ser reformado em 2010 ganhando a feição original do projeto. A restauração envolveu desde a troca de 580 janelas e de 38 mil peças de cerâmica (cobogós) que ornam as fachadas dos prédios até o reforço dos pilotis e a renovação da rede hidrossanitária. O conjunto virou ponto turístico e recebe até 12 mil visitantes por ano, principalmente de arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior. O lugar foi também palco de filmagens de filmes como Central do Brasil e Velozes e Furiosos 5, além de abrigar eventos de teatro nos apartamentos.

    O interessante é que com os vãos entre os apartamentos a circulação de ar é constante o que torna o local fresco até no verão. As visitas podem ser agendadas com o síndico Hamilton Marinho e duram uma hora. É possível conhecer as áreas comuns e até apartamentos duplex. A única contrapartida é o visitante levar lâmpadas de 220W ou contribuir com a módica quantia de R$ 10. O acesso é ao lado do CADEG e é seguro, inclusive para estacionar o carro.  

    Fotos: Ricardo Rabelo


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA