TURISMO >> Passeios

  • Conjunto Pedregulho: marco da arquitetura moderna

    Da Redação em 25 de Agosto de 2018    Informar erro
    Local: Conjunto Pedregulho
    ENDEREÇO: Rua Marechal Jardim, 450 - São Cristóvão Ver mapa
    DETALHES: Contato para agendamento de visitas: Hamilton Marinho (morador e síndico do prédio) - (21) 7879-8937 e 97027-5130

    Poucos sabem, mas o conjunto habitacional Pedregulho, construído sobre pilotis, é aberto à visitação. Projetado em 1947 e inaugurado em 1951 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e com paisagismo de Burle Marx, é tido como um marco da arquitetura moderna. Reidy é autor também de obras icônicas da cidade como o Museu de Arte Moderna, o antigo Ministério da Educação (atual palácio Gustavo Capanema) e o Aterro do Flamengo. 

    Chamado oficialmente de Prefeito Mendes de Moraes, tem 272 apartamentos, entre quitinetes e duplex. Inicialmente foi construído para abrigar funcionários federais e com a transferência da capital para Brasília entrou em decadência anos depois. Só veio a ser reformado em 2010 ganhando a feição original do projeto. A restauração envolveu desde a troca de 580 janelas e de 38 mil peças de cerâmica (cobogós) que ornam as fachadas dos prédios até o reforço dos pilotis e a renovação da rede hidrossanitária. O conjunto virou ponto turístico e recebe até 12 mil visitantes por ano, principalmente de arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior. O lugar foi também palco de filmagens de filmes como Central do Brasil e Velozes e Furiosos 5, além de abrigar eventos de teatro nos apartamentos.

    O interessante é que com os vãos entre os apartamentos a circulação de ar é constante o que torna o local fresco até no verão. As visitas podem ser agendadas com o síndico Hamilton Marinho e duram uma hora. É possível conhecer as áreas comuns e até apartamentos duplex. A única contrapartida é o visitante levar lâmpadas de 220W ou contribuir com a módica quantia de R$ 10. O acesso é ao lado do CADEG e é seguro, inclusive para estacionar o carro.  

    Fotos: Ricardo Rabelo


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Museu Casa de Benjamin Constant FECHADO PARA OBRAS
      Saiba Mais
      Festa de São Pedro em São Pedro da Serra
      Saiba Mais
      Balonismo pertinho de casa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA