MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Floresta de Camboatá: Alerj vota Projeto de Lei para incorporá-la ao Parque Estadual do Mendanha

    Da Redação em 10 de Agosto de 2020    Informar erro
    Floresta de Camboatá:  Alerj vota Projeto de Lei para incorporá-la ao Parque Estadual do Mendanha
    Local: SOS Floresta do Camboatá
    ENDEREÇO: florestadocamboata.blogspot.com
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vota nesta quinta-feira, 13/08, projeto de lei que transforma a Floresta de Camboatá em Parque Estadual.
     
    De autoria dos deputados deputados Carlos Minc, André Lazaroni, o projeto prevê a incorporação da Floresta de Deodoro (Camboatá) ao Parque Estadual do Medanha.
     
    A Mata Atlântica, bioma onde se encontra todo o Estado do Rio de Janeiro, é composta por diversos ecossistemas integrados entre si. Cada um destes, porém, possui características únicas e abriga espécies nativas específicas. Dentre eles, a chamada “Floresta Ombrófila de Terras Baixas” (FOTB), ou simplesmente mata de terras baixas, é um dos mais raros por ocorrerem originalmente em áreas planas próximas ao nível do mar. Foram as primeiras a serem suprimidaspor conta do avanço da urbanização e das formas tradicionais de uso e ocupação do solo, como a agricultura, a pecuária e a mineração.
     
    Por essa razão, a Floresta de Deodoro, último remanescente significativo de FOTB do município do Rio de Janeiro, merece ser preservada para a posteridade, a salvo de propostas de utilização que representem uma ameaça à sua integridade.
     
    A importância florística da Floresta de Deodoro foi atestada por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ), que identificaram um número expressivo de espécies ameaçadas ou vulneráveis da flora nativa, algumas integrantes da lista oficial de espécies em extinção, além da fauna a elas associada.
     
    Esses pesquisadores, após visitas de campo à área, recomendaram enfaticamente a preservação da área mediante sua inclusão em uma unidade de conservação integral, integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
     
    Foto: Gustavo Pedro 
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Contra "fuga de cérebros, Governo Federal vai investir R$ 1 bilhão para repatriar cientistas do exterior
      Saiba Mais
      Veneza impõe taxa para controlar a superlotação de turistas
      Saiba Mais
      Show de Madonna terá megalogística, policiamento contará com 3.200 policiais
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO