MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • O Mistério português diante do Covid-19 repercute na Europa

    Da Redação em 05 de Abril de 2020    Informar erro
    O Mistério português diante do Covid-19 repercute na Europa

    Enquanto a Espanha está severamente confinada e o governo espanhol acaba de decretar a paralisação de toda atividade econômica não essencial, os portugueses estão confinados, os espaços públicos são fechados, mas não há sanções, nem é exigida autorização de circulação. Quando questionado, o primeiro ministro português, António Costa, respondeu: "Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil".
     
    Pode-se, portanto, pensar que Portugal está indo à frente da catástrofe. Nada poderia estar mais longe da verdade: enquanto a Espanha tem 6.733 vítimas do coronavírus, Portugal tem apenas 119, ou seja, na proporção de suas respectivas populações, 11 vezes menos.
     
    Pistas para desvendar este mistério português

    A primeira explicação é geográfica: Portugal é o único país do continente europeu a ter apenas um vizinho, neste caso a Espanha. É, portanto, o único país europeu para o qual o fechamento antecipado de suas fronteiras foi eficaz.
     
    Segunda explicação: o país vive muito do turismo. Covid-19 é abundante fora da estação turística. Portanto, Portugal não teve que enfrentar uma onda de casos importados, apenas para gerenciar um pequeno estoque de visitantes um tanto solitários no meio do inverno.
     
    Terceira explicação, sua localização geográfica no extremo oeste da Europa permitiu a Lisboa ver o futuro. Ou seja, a epidemia - e sua face crescente - começou mais tarde do que na Espanha, França ou Itália.
     
    Português se beneficiou de lições de outros países

    Portugal isolou-se ao mesmo tempo que a França, em 13 de março, quando ainda se contavam nos dedos vários casos em seu território. Mas acima de tudo, António Costa tem razão: os portugueses são autodisciplinados.
     
    Observando as notícias da Itália, França e principalmente da Espanha, a partir do final de fevereiro, muitos portugueses migraram para suas casas de campo para se isolarem, deixaram de ir a bares e restaurantes e se retiraram seus filhos em idade escolar.
     
    Como resultado, muitas escolas foram fechadas antes mesmo da liminar do governo por falta de alunos. O mesmo vale para certos negócios, especialmente nos centros das principais cidades do país: eles haviam antecipado a ordem de fechamento por falta de clientes.
     
    Os portugueses estão à frente. Existem razões mais estruturais?

    Primeiro, há uma continuidade do governo da qual os espanhóis não podem tirar proveito. A atual coalizão de esquerda está no poder em Lisboa desde 2015. A Espanha, no mesmo período, teve quatro eleições gerais.
     
    Sem mencionar a crise institucional na Catalunha. Então, ao contrário da Espanha, Portugal emergiu da austeridade muito antes e com sucesso. Menos austeridade, menos cortes na saúde pública, um país melhor preparado.
     
    Isso também autoriza Lisboa a ser generosa: em 28 de março, Lisboa decidiu regularizar todos os migrantes que apresentaram uma autorização de residência e renovar automaticamente as autorizações de residência que expiram.
     
    Generosidade, mas também medida de saúde pública: ao regularizar todos, o governo dá acesso a toda a população residente em Portugal ao sistema de saúde gratuito e universal: todos protegem todos da Covid-19.
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com novo programa do governo
      Saiba Mais
      Câmara do Rio aprova criação de "calçada da fama" em trecho da Av. Rio Branco
      Saiba Mais
      Em reunião do G20, Brasil defende taxação de super-ricos no mundo para financiar medidas contra pobreza e crise climática
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Lucia Mariana:
        Um amigo que mora em Lisboa me disse que estava confinado antes de se falar do corona no Brasil.

      • Comentário do post Silvia Regina Barros.:
        Lígia, o governador do R.J. não garante o pagamento após maio. N tenho reservas. Servidora pensionista. O meu filho tb teve alteração dev1/4 do salário a menos. Por enquanto...

      • Comentário do post MP:
        Portugal regularizou temporariamente todos os estrangeiros que tinham solicitado ao SEF o visto de permanência. Esta regularização permitiu que estes imigrantes tivessem acesso ao Serviço Nacional de Saúde e às prestações sociais de apoio ao desemprego.

      • Comentário do post Maria Lucia Collier:
        E Portugal está crescendo economicamente. Então, é mais uma prova de que não é o Estado mínimo e o Mercado sozinho que resolvem problemas de desenvolvimento econômico com bem-estar social. Que o Brasil aprenda essa lição.

      • Comentário do post Maria Luiza Lacaze:
        Parabéns pelo comportamento da população 34



DIVULGAÇÃO