O Bloco do Beco do Rato, criado há mais de 10 anos, homenageia o mestre Moacyr Luz, reverenciado pelos serviços prestados ao samba e à cultura brasileira. O líder do Samba do Trabalhador, o cantor e compositor estará presente na casa e será o destaque do dia.
A concentração será às 12h, com roda de samba. Às 14h, o bloco sai, entra na Rua Augusto Severo e volta pela Rua da Lapa. Acaba com mais roda de samba.
O bamba entoará algumas composições próprias, e o repertório reunirá clássicos de Moa e parceiros, como A reza do samba (Moacyr Luz e Gustavo Clarão), Som de prata (Moacyr e Paulo César Pinheiro), Que batuque é esse (Moacyr e Sereno), Estranhou o quê (Moacyr Luz), e sambas marcantes de renomados compositores.
O Bloco do Beco do Rato conta com 12 músicos que possuem a receita da folia: o coração do bloco bate ao som da percussão com o auxílio de instrumentos de sopro, levando o máximo de vibração e alegria para a roda de samba da concentração e para o desfile na rua. Quem puxa o bloco é o cantor Leonardo Bessa.