O bloco Imprensa Que Eu Gamo, fundado em 1995 por jornalistas, fará seu último desfile no carnaval de rua carioca em 2025.
A decisão de encerrar as atividades, após 30 anos, reflete a mudança do próprio carnaval de rua, que, segundo a diretora Rita Fernandes, também presidente da Liga Sebastiana, não é mais o mesmo. "O carnaval é um movimento orgânico, como toda a vida social. Não haveria como continuar preso aos mesmos formatos", afirma ela.
Rita ainda aponta as dificuldades burocráticas criadas pelas autoridades para os desfiles de rua como um dos fatores para o fim do bloco em seu formato atual. Apesar do encerramento, ela admite a possibilidade de uma volta em formato mais simples, sem o carro de som.
O último desfile acontecerá no sábado, 15 de fevereiro, com concentração às 13h na Gago Coutinho, e saída prevista para as 15h.
Este será um momento de celebração e despedida para o bloco, que, ao longo de três décadas, fez parte da história do carnaval de rua do Rio, contribuindo para o fortalecimento dessa manifestação cultural que é um dos maiores patrimônios da cidade.
Ricardo Rabelo