O bloco Oficina das Minas, formado por mulheres, desfila no dia 31 de janeiro, em Santa Rosa. Com mais de 150 mulheres na bateria, o bloco vai às ruas pelo terceiro ano, destacando o protagonismo feminino na música e na ocupação do espaço público.
Seguindo os rituais do desfile, o bloco conta com Rainha de Bateria, Camila Matheus, e Musa do Bloco, Fabrícia Rangel. Entre as convidadas estão Tia Surica, da Portela, e as cantoras Luiza Dionizio, Monica Mac e Dayse do Banjo. A bateria é comandada pelas mestras Mari Araújo e Suellen Fonseca.
O desfile homenageia a produtora e passista Nádia Cursino, que aos 70 anos reúne uma trajetória ligada ao samba. Foi passista e presidente de ala da Vila Isabel e fundadora do bloco Mulheres da Vila. A homenagem destaca a presença da mulher 60+ na cultura e na cidade.
A banda tem formação exclusivamente feminina e reúne integrantes de diferentes idades, origens sociais e orientações, articulando música, formação e debate sobre violência doméstica, feminicídio, etarismo e direito à cidade.
A abertura do desfile será com a Roda Clandestina, formada por alunas do projeto social Oficina das Minas.
Serviço
Local: Santa Rosa, Niterói
Endereço: Praça do Largo do Marrão, Santa Rosa
Data: 31 de janeiro
Horário: Concentração às 16h
Preço: Gratuito