O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos realiza no domingo, 9 de novembro, às 17h, a coroação da Corte do Carnaval 2026, batizada de “Glória Caciqueana”, em homenagem à jornalista Glória Maria, que foi princesa do bloco na juventude.
O evento gratuito marca a abertura simbólica do carnaval no tradicional Doce Refúgio, em Olaria, e celebra a herança cultural da tribo, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio e do Povo Carioca.
A cerimônia, sob supervisão de Kelly Nascimento e direção de Monica Rocha, apresentará as novas representantes do bloco — rainha, princesas, musas e o Índio Caciqueano — em um clima de festa. Na programação, shows do grupo Caciqueando, Margarete Mendes, Letíciah Santos, Enzo Belmont e Entre Ellas, além da tradicional Bateria Tamarindo de Ouro, comandada por Mestre Xula, e o grupo de intérpretes liderado por Junior Nova Geração.
O evento também celebra o batismo do novo percurso dos desfiles na Avenida Chile, que a partir de 2026 passa a se chamar Circuito Bira Presidente, em homenagem ao eterno líder do Cacique. A presidente Karla Marcelly e o vice-presidente Márcio Nascimento destacam a coroação como um ato de preservação da história e da força da tribo na cultura carioca.