O plano operacional para o Carnaval de Rua 2026 começa no sábado 17/01 e se estende até o dia 22 de fevereiro, consolidando mais uma edição de grandes proporções da maior festa popular do país.
Ao longo de todo o período carnavalesco, estão previstos 460 desfiles de blocos de rua, que devem mobilizar mais de 6 milhões de foliões entre moradores e turistas.
O Carnaval de Rua terá uma agenda extensa e descentralizada, reunindo blocos tradicionais, megablocos e cortejos de menor porte, refletindo a diversidade cultural da cidade e fortalecendo o caráter democrático da festa. O plano foi apresentado no Centro de Operações Rio (COR).
Trânsito e mobilidade urbana – CET-Rio
A CET-Rio vai implantar operações especiais de trânsito para garantir a segurança viária nos blocos credenciados pela Riotur. O planejamento prevê interdições e proibição de estacionamento em diversas vias onde haverá pontos de folia.
Do total de blocos, 11 são megablocos que desfilarão no Circuito Preta Gil, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro. Para cada bloco há planejamento específico, em todas as regiões da cidade. O circuito dos megablocos segue critérios de segurança pública e mobilidade urbana e não gera impacto direto para moradores.
Em média, 320 operadores de trânsito estarão atuando, com apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques. A sinalização contará com 2.500 cones e bombonas, além de 900 galhardetes e faixas. Trinta e seis painéis de mensagens variáveis informarão interdições, desvios e rotas alternativas. A CET-Rio recomenda que a população planeje seus deslocamentos e priorize o transporte público.
Monitoramento e informação – COR-Rio
Todos os pontos do Carnaval de Rua serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio). Os principais blocos e megablocos serão acompanhados por cerca de 500 operadores de 50 órgãos, por meio de aproximadamente 4.000 câmeras instaladas nos locais de desfile.
Três drones reforçarão o monitoramento. As imagens serão exibidas no maior videowall da América Latina, com 104 metros quadrados, 129 telas e 28 metros de largura. Participam da operação órgãos como Riotur, CET-Rio, Guarda Municipal, Seop, SMTR, SMS, Comlurb, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias de serviços públicos.
As interdições também estarão disponíveis no aplicativo Waze. O aplicativo COR.Rio permite acesso a trânsito em tempo real, previsão do tempo, bloqueios de vias, níveis de calor e mais de cinco mil câmeras da Prefeitura. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS em português, inglês, espanhol, francês e chinês.
A comunicação será reforçada com cerca de 16 mil painéis de mídia externa e mensagens em ônibus, terminais, aeroportos, estações de trem, metrô, VLT, abrigos de ônibus, totens, estações de bicicletas, shoppings e edifícios. O COR-Rio também fará cobertura em tempo real pelas redes sociais @operacoesrio, pelo site cor.rio e pelo canal de WhatsApp.
Ordenamento urbano e segurança – Seop e Guarda Municipal
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio montaram uma operação especial de ordenamento urbano e patrulhamento, que começa neste fim de semana, dia 17.
Serão aproximadamente 1.100 agentes, entre guardas municipais e servidores da SEOP, com apoio de 70 viaturas, entre reboques, motocicletas e veículos operacionais. As equipes atuarão na concentração, no trajeto e na dispersão dos blocos, com foco em ordenamento urbano, fiscalização do comércio ambulante irregular e apreensão de garrafas de vidro.
Os agentes também atuarão no controle do trânsito, bloqueios viários, reboques, travessia de pedestres e combate a estacionamentos irregulares. Haverá fiscalização de táxis e veículos de aplicativo, patrulhamento em estações do BRT, Ronda Maria da Penha nos megablocos e distribuição de pulseiras em blocos infantis pelo Grupamento de Ronda Escolar.
Saúde e atendimento médico – Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde implantará sete postos médicos nas áreas de maior concentração de público: Centro/Circuito Preta Gil, Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema/Leblon, Jardim Botânico e Barra da Tijuca.
Esses postos darão suporte a 55 blocos, incluindo os dez megablocos. No Centro, os postos funcionarão na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca, atendendo 30 blocos, incluindo Chá de Alice, Bloco da Lexa, Bloco da Gold, Será que Abre?, Bloco da Favorita, Cordão do Boitatá, Cordão do Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta e Monobloco.
Outros postos estarão na Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema/Leblon), Praça do Lido (Copacabana/Leme), MAM (Flamengo), Praça Santos Dumont (Jardim Botânico) e Praça do Ó (Barra da Tijuca). A estrutura contará com 36 leitos, 42 poltronas de hidratação e 566 plantões de profissionais.
Todos os postos terão ambulâncias avançadas, e os hospitais municipais terão reforço de plantão. A SMS também realizará ações de prevenção de ISTs, com distribuição de preservativos, orientação, PrEP e PEP, inclusive por meio da unidade móvel VanBora. O Centro de Prevenção Combinada no Hospital Municipal Rocha Maia funcionará diariamente das 8h às 22h.
A SMS recomenda cuidados como hidratação, uso de protetor solar, roupas leves, calçados confortáveis, moderação no álcool, atenção à procedência de alimentos e uso de identificação, especialmente para crianças.
Limpeza urbana – Comlurb
A Comlurb executará uma megaoperação de limpeza antes, durante e após os desfiles. Serão 13.714 trabalhadores, sendo 9.736 garis, atuando desde o Pré-Carnaval até o fim da festa.
Serão instalados 13 mil contêineres para descarte de resíduos, além de 1.507 veículos e equipamentos operando em três turnos, incluindo caminhões, varredeiras, tratores e sopradores.
A limpeza hidráulica utilizará água de reuso, 40 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, com apoio de caminhões-pipa e vans especializadas. Haverá também limpeza dos quatro postos médicos localizados no Centro, Copacabana e Ipanema.
Proteção às mulheres – Carnaval + Seguro
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio (SPM-Rio) terá uma operação especial para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Carnaval.
Haverá postos fixos de atendimento na Marquês de Sapucaí, Intendente Magalhães e Fan Fest de Copacabana, com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Equipes móveis atuarão nos blocos de rua e no Carnaval dos Parques, com ações informativas e distribuição de material da campanha “Carnaval + Seguro para Mulheres”.
Banheiros dos espaços oficiais terão adesivos com mensagens de prevenção e QR Codes que direcionam para a plataforma www.mulher.rio, com informações sobre acolhimento, apoio psicológico, orientação jurídica e serviços da rede municipal. A operação integra as políticas permanentes de prevenção, cuidado e proteção às mulheres no município.
Fonte: Riotur