O Cordão do Boitatá está comemorando 29 anos em 2025. Formado por músicos de destaque do cenário musical carioca, o bloco presenteia a cidade com dois eventos incríveis. O cortejo pelas ruas do centro e o Baile Multicultural, na Praça XV.
Este evento gratuito, ao ar livre, reúne anualmente mais de 80 mil pessoas em uma celebração de alegria e resistência. Durante dois domingos de Carnaval, o Boitatá mostra o seu afeto, numa festa de construção coletiva respeitando a raiz cultural da música brasleira.
Não é a toa que o bloco foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
O repertório do Boitatá inclui marchinhas, sambas e frevos, tendo a tradição todo ano de homenagear músicos brasileiros, como Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Gal Costa e Moraes Moreira.
Em 2025, o cortejo acontece no domingo 23 de fevereiro, a partir das 7h, saindo da Rua da Assembleia, e no domingo de Carnaval,, 02 de março, a festa continua com o baile Multicultural, na Praça XV, às 10h. Este último com muitos convidados fazendo participação especial.
A cada ano, o Boitatá reafirma seu compromisso com a alegria, o afeto e a memória de um povo. Por isso, o Rio é imensamente grato por sua trajetória, por sua força e por tudo o que ele representa para o carnaval carioca.
Mas, lembre-se. Nos dois eventos quem não for fantasiado vai sobrar. Solte a criatividade, mas não ouse comparecer sem fantasia.
Obs: nesta segunda 27/01, o Boitatá faz seu último ensaio na sede do Cordão da Bola Preta, Rua da Relação, 03, Centro. A partir das 19h, com ingresso a R$ 40.
Por Ricardo Rabelo