ARTE E CULTURA >> Carnaval

  • Desenrolando a Serpentina no MAR contará com 29 palestrantes discutindo o carnaval de rua carioca

    Da Redação em 03 de Setembro de 2024    Informar erro
    Desenrolando a Serpentina no MAR contará com 29 palestrantes discutindo o carnaval de rua carioca
    Local: Desenrolando a Serpentina - Museu de Arte do Rio
    ENDEREÇO: Praça Mauá, s/n - Centro
    DATA : 06/09/2024
    DATA : 07/09/2024
    A 18ª edição do Desenrolando a Serpentina acontece nos dias 06 e 07 de setembro no Museu de Arte do Rio - MAR . O evento promovido pela Liga de Blocos Sebastiana, terá 29 palestrantes ligados ao carnaval e atrações musicais.
     
    Representantes de associações de blocos, gestores públicos, e pesquisadores dos principais carnavais do Brasil se reunirão para discutir temas essenciais.
     
    A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação. Prepare-se para debates enriquecedores sobre as interações com órgãos públicos e a cadeia produtiva da música de Carnaval.
     
    Em debate, os desafios nas relações dos blocos com os órgãos públicos; protagonismo e liderança feminina no carnaval; direito à folia e a experiência multisetorial de cidade; as relações entre carnaval, cultura e patrocínio; e a música de carnaval em território de rua.

    A abertura será na sexta-feira, dia 6 de setembro, às 10h, no auditório. Em seguida, a primeira mesa trará representantes da Riotur e dos órgãos públicos envolvidos nas dinâmicas do carnaval de rua, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
     
    No mesmo dia, às 14h, uma roda de conversa reunirá importantes lideranças carnavalescas, entre elas Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, e Annik Salmon, carnavalesca. A noite encerra com a presença da fundadora do bloco paulista Ilu Obá de Min, só de mulheres negras, Beth Beli, além de Roberto Peixe, de Recife, e outros convidados na mesa que vai tratar do importante tema da cultura dentro das políticas de fomento, patrocínios e mercado.

    No sábado, dia 7 de setembro, os debates se iniciam às 14h, e o dia será dedicado aos temas da cadeia produtiva da música de Carnaval, que terá nomes como Pedro Luis, do Monobloco, Tiago Rodrigues, da Orquestra Voadora, entre outros.
     
    O seminário encerra com Direito à folia e à cidade como uma experiência multisetorial, com a troca de experiências entre Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, com a presença ilustre do reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, e a mediação de Guilherme Varella, que às 18h30 lança o livro “Direito à Folia – O direito ao Carnaval e à política pública do Carnaval de rua na cidade de São Paulo”.

    Nos Pilotis do MAR, às 18h, a DJ Cris Panttoja abre os trabalhos musicais para, em seguida, entregar o palco ao Casuarina, às 19h, e ao Bloco Fogo & Paixão, às 20h30.
     
    Programação

    Abertura – Sexta – De 10h às 11h 
    A mesa de abertura terá, ao lado da presidente da Sebastiana, Rita Fernandes: a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Danielle Barros; o presidente da Riotur, Patrick Corrêa; a diretora executiva do MAR, Sandra Sérgio; e o presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto.
     
    Desafios – Sexta, de 11h às 13h 
    Na mesa Desafios e Soluções para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, mediada pela dupla de presidentes de ligas cariocas, Rodrigo Rezende, da Liga Amigos do Zé Pereira, e Rita Fernandes, da Sebastiana, serão debatidas as principais exigências para que os blocos consigam as autorizações e licenças para os desfiles.
     
    As exigências e os prazos que tanta polêmica geraram no carnaval deste ano estarão no centro da conversa que reunirá o Coronel. PM Marcelo de Menezes Nogueira, Secretário de Estado de Política Militar do Rio e o Cel. Constantino, comandante do DGDP – Corpo de Bombeiros, além de três representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro: Breno Carnevale, Secretário de Ordem Pública;  Joaquim Dinís, Presidente da CET-Rio e Flavio Teixeira, diretor de operações da Riotur.
     
    Mulheres – Sexta, de 14h às 16h 
    A roda de conversa “Mulheres no Carnaval: protagonismo e liderança” terá convidadas que se destacam no carnaval de rua e nas escolas de samba. A atriz, batuqueira e presidente do Bloco do Barbas, Crica Rodrigues; a fundadora e presidente do Bloco das Divas e fundadora e presidente da Sambare – Liga de Blocos da Barra, Recreio, Vargens e adjacências, Valeria Wright; a porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, e a carnavalesca Annik Salmon que, em 2025, assinará o desfile da escola de samba Arranco do Engenho de Dentro, na Série Ouro, contarão suas histórias e discutirão os avanços e os desafios que ainda envolvem a participação feminina no carnaval.
     
    A mediação será de Nilcemar Nogueira, Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mestra em Bens Culturais e ex-Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
     
    Cultura – Sexta, de 16h30 às 18h30 
    O Projeto de Lei nº 3724/2021, sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 24 de abril, reconhece blocos e bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional. Por outro lado, há uma crescente mercantilização dos carnavais de rua do Brasil, principalmente nas grandes capitais.
     
    A Mesa 2 terá como tema “Carnaval, Cultura e Mercado: o carnaval como manifestação da cultura nacional ou produto da indústria cultural”. Os convidados e convidadas debaterão se é possível encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas abordagens. A secretária de Cultura, Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros; o designer João Roberto Peixe, arquiteto e gestor cultural, ex-secretário de Cultura do Recife e responsável pelo Carnaval Multicultural do Recife vão debater o tema com Beth Beli – Arte Educadora, percussionista, presidente e fundadora do Bloco Afro-Sampista Ilu Oba De Min, de São Paulo, e com o presidente da Liesa, Gabriel David. A mediação é da presidente da Sebastiana, Rita Fernandes.
     
    Música – Sábado, de 14h às 16h 
    A programação de sábado começa com a Mesa 3, que vai tratar do ecossistema da música em território de Carnaval. A música que fomenta toda uma cadeira produtiva, durante o ano, que lança novos artistas, se apresenta em novos formatos e gera novas possibilidades para quem trabalha na área.
     
    Fundador do Monobloco, o músico e cantor Pedro Luís estará ao lado de Fabiano Lacombe, pesquisador e Doutor pela UFRJ no tema “Ecossistema dos carnavais de rua dos subúrbios cariocas”; da percussionista Silvanny Sivuca, que é também baterista, musicista, educadora, produtora musical e mestra de bateria do Bloco “Me Lembra Que Eu Vou”, de São Paulo, de Andrea Estevão, Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora de Carnaval, Música, Ativismo e Cidade e do trompetista Tiago Rodrigues, fundador da Orquestra Voadora. A mediação será da jornalista musical e pesquisadora, Kamille Viola.
     
    Direito à Folia – Sábado, de 16h30 às 18h30 
    Direito à Folia – Sábado, de 16h30 às 18h30 O direito ao Carnaval tem que ser uma política pública das cidades brasileiras. A garantia ao uso dos espaços públicos urbanos, bem como o direito à libre reunião e manifestação, como direito e como alavancagem de experiências de cidades, principalmente as que têm um carnaval forte do ponto de vista político e cultural. Esse será o mote para a Mesa 4, que terá como o tema Carnaval: direito à folia e a experiência multisetorial de cidade.
     
    Com mediação do advogado Guilherme Varella, pesquisador e autor do livro Direito à Folia, a Mesa 4 vai reunir especialistas do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília. O pesquisador Paulo Miguez, escritor e reitor da UFBA e Tomás Ramos, integrante do coletivo Ocupa Carnaval serão debatedores.
     
    Ao lado deles estarão o ativista Paulo Vitor, o PV, ativista, fundador e diretor do Bloco Seu Vizinho de Belo Horizonte e a também ativista Leticia Helena, coordenadora da campanha de combate à violência “Folia com Respeito” e integrante do Bloco do Amor (16h30 às 18h30).
     
    PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
     
    06 DE SETEMBRO (sexta-feira) 
    10h – Mesa de Abertura 
    Danielle Barros – Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio 
    Patrick Corrêa – Presidente da Riotur 
    Sandra Sérgio – Diretora executiva do MAR 
    Pedro Ernesto – Presidente do Cordão da Bola Preta 
    Rita Fernandes – Presidente da Sebastiana 
     
    11h às 13h – Mesa 1 – Desafios e Soluções para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 
    Cel. PM Marcelo de Menezes Nogueira – Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro e Comando-Geral  
    Cel. Constantino – Comandante do DGDP – Corpo de Bombeiros 
    Breno Carnevale – Secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro - SEOP  
    Joaquim Dinís – Presidente da CET-Rio  
    Flavio Teixeira – Diretor de Operações da Riotur 
    Mediação: Rita Fernandes – Presidente da Sebastiana e Rodrigo Rezende – Presidente da Liga Amigos do Zé Pereira 
     
    14h às 16h – Roda de Conversa – Mulheres no Carnaval: protagonismo e liderança 
    Crica Rodrigues – atriz, batuqueira e presidente do Bloco do Barbas 
    Valeria Wright – fundadora e presidente do Bloco das Divas e da Sambare – Liga de Blocos da Barra, Recreio, Vargens e adjacências 
    Selminha Sorriso – Porta-bandeira da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis 
    Annik Salmon – Carnavalesca da Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro – Série Ouro 
    Mediação: Nilcemar Nogueira – Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mstra em Bens Culturais e ex-Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro  
     
    16h30 às 18h30 – Mesa 2 – Carnaval, Cultura e Mercado: o carnaval como manifestação da cultura nacional ou produto da indústria cultural 
    Danielle Barros – Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro 
    João Roberto Peixe – Designer, arquiteto e gestor cultural, ex-secretário de Cultura do Recife e responsável pelo Carnaval Multicultural do Recife 
    Beth Beli – Arte Educadora, percussionista, presidente e fundadora do Bloco Afro Sampista Ilu Oba De Min – São Paulo 
    Gabriel David – Presidente da Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro 
    Mediação: Rita Fernandes – Presidente da Sebastiana 
     
    07 DE SETEMBRO (sábado) 
    14h – Mesa 3 – O ecossistema da música em território de Carnaval 
    Pedro Luis – Músico, cantor e fundador do Monobloco 
    Silvanny Sivuca – Percussionista, baterista, musicista, educadora, produtora musical e mestra de bateria do Bloco Me Lembra Que Eu Vou – São Paulo  
    Tiago Rodrigues - Trompetista e fundador da Orquestra Voadora 
    Fabiano Lacombe – Pesquisador e Doutor pela UFRJ no tema “Ecossistema dos carnavais de rua dos subúrbios cariocas” 
    Andrea Estevão – Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora de Carnaval, Música, Ativismo e Cidade 
    Mediação: Kamille Viola – Pesquisadora e jornalista musical 
     
    16h30 – Mesa 4 – Carnaval: direito à folia e a experiência multisetorial de cidade 
    Paulo Miguez – Reitor da Universidade Federal da Bahia - UFBA 
    Tomás Ramos – Integrante do Coletivo Ocupa Carnaval – Rio de Janeiro 
    Paulo Vitor (PV) – Ativista, fundador e diretor do Bloco Seu Vizinho – Belo Horizonte 
    Leticia Helena – Ativista, coordenadora da Campanha de Combate à Violência “Folia com Respeito”, integrante do Bloco do Amor – Brasília 
    Mediação: Guilherme Varella – Advogado, pesquisador e autor do livro Direito à Folia  
     
    Atividades Culturais e Encerramento 
    18h30 – Lançamento do livro Direito À Folia – O direito ao Carnaval e à política pública do Carnaval de rua na cidade de São Paulo, de Guilherme Varella 
    18h – Cris Panttoja 
    19h – Casuarina 
    20h30 - Fogo & Paixão 

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Carnaval 2024: Desfiles de blocos de embalo e de enredo na Av. Chile e na Intendente
      Saiba Mais
      Amplificadores portáteis: a revolução no som dos blocos de carnaval
      Saiba Mais
      Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira é declarada Patrimônio Cultural do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO