ARTE E CULTURA >> Carnaval

  • O dia que a TV Manchete destronou a TV Globo na transmissão do carnaval do Rio

    Da Redação em 10 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Logo depois que assumiu o governo do estado em 1983, Leonel Brizola incumbiu seu vice Darcy Ribeiro de construir uma passarela definitiva para os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro.
     
    Correndo contra o tempo, já que a obra deveria estar pronta para o carnaval de 1984, o projeto foi entregue ao gênio Oscar Niemeyer que idealizou as amplas arquibancadas sobre camarotes que serviriam de salas de aula no resto do ano.
     
    A contagem regressiva foi alucinante. Contrária às novas regras, inclusive o desfiles em dois dias, a TV Globo e O Globo boicotaram a obra e praticamente torciam para ela não ficar pronta a tempo. Diariamente, um "especialista" era chamado a opinar para criticar o projeto.
     
    Apesar do aperto, como tudo no Brasil, a passarela ficou pronta às vésperas do carnaval. Seria a primeira vez que o conjunto seria testado. 
     
    Revoltado com o boicote sistemático das organizações Globo, o governador Brizola deu um golpe de misericórdia na emissora. Faltando poucos dias para os desfiles, ele cancelou a transmissão pela Globo e cedeu os direitos para a então incipiente TV Manchete, um ano depois de ter sido fundada. 
     
    Era como se o mundo desabasse sobre a TV Globo. Pela primeira vez em sua história, a audiência despencou e a Manchete abocanhou 70% da audiência contra 8% da rival.  
     
    A emissora investiu em tecnologia e montou uma superprodução de quase mil pessoas para cobrir o primeiro desfile no sambódromo da Marquês de Sapucaí. E não decepcionou, surpreendendo até a Globo. 
     
    Depois disso, na dúvida, a TV Globo nunca mais arriscou e deixou de transmitir os desfiles da Sapucaí.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Danilo:
        Oi


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA