Entre os dias 22 e 30 de agosto, o Rio de Janeiro e Niterói serão palco da 13ª edição do Filmambiente, que contará com exibições online e presenciais no Cinesystem, CCJF e no Cine Arte UFF.
Com um total de 58 filmes, o evento destaca-se por trazer seis estreias mundiais, sete nacionais, cinco americanas, sete latino-americanas e três sul-americanas. Nesta edição, haverá a primeira competição de longa-metragem brasileiro, além de dois painéis temáticos com a participação de diretores e produtores em algumas sessões.
Estreias e Competições Marcam a Programação
A 13ª edição do Filmambiente marca a realização da primeira competição de Longa Brasileiro, que reúne seis títulos, e a inclusão de Niterói como uma das sedes anuais do evento. Além disso, cinco filmes competem na categoria Longa Internacional, enquanto 19 filmes concorrem na competição de Curtas. A mostra Pela Natureza apresentará 11 filmes; a mostra Racismo Ambiental contará com seis filmes, e outros cinco serão exibidos na mostra Panorama. Para o encerramento, três longas de ficção foram selecionados.
Filmes Competitivos e Participação de Convidados
Além dos 55 filmes em competição, outros três títulos serão apresentados exclusivamente no programa para escolas, tanto no Rio quanto em Niterói. Os filmes em competição concorrem a prêmios como Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Montagem em cada categoria, além de um prêmio de melhor filme escolhido pelo público. Durante o festival, 20 representantes das produções, tanto internacionais quanto brasileiros, estarão presentes nas exibições para discutir suas obras com o público.
Painéis Temáticos e Curadoria Especial
A edição deste ano do Filmambiente contará com dois painéis temáticos no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) no Rio de Janeiro: "Justiça Climática no Rio de Janeiro" e "O Papel do Audiovisual no Ativismo Ambiental". A curadoria dos painéis será assinada por Marcio Isensee e Sá, fotógrafo, videomaker, comunicador e atual diretor de conteúdo do site ((o))eco de jornalismo ambiental.
Destaques da Competição Brasileira
Na Competição de Documentário de Longa-Metragem Brasileiro, seis filmes serão exibidos, abordando temas relevantes como a Amazônia, o garimpo ilegal e o indigenismo. Entre os destaques estão "Utopia Tropical", de João Amorim, que estará presente na exibição em Niterói, e "Não Haverá Mais História sem Nós", de Priscilla Brasil, que também participará das sessões, abordando o problema do greenwashing.
Competição Internacional Reflete Questões Pós-Pandemia
A seleção dos cinco filmes da Competição de Documentário de Longa-metragem Internacional reflete algumas das questões surgidas no mundo pós-pandemia. Destaques incluem "A Batalha por Laikipia", de Daphne Matziaraki e Peter Murimi, que explora as tensões pós-coloniais, e "Resistindo Acima das Nuvens", de Jalena Keane-Lee, que trará a voz das mulheres nativas havaianas. Os realizadores e personagens estarão presentes para discutir suas experiências com o público.
Competição de Curtas e Filmes de Ficção
A competição de Curtas contará com 19 filmes de 14 países, incluindo animações premiadas como "Mercadores de Gelo" (Portugal) e "O Pulverizador" (Irã). Alguns curtas brasileiros terão a presença de seus realizadores nas sessões, como Clara Linhart e Rodrigo Garcia com "No Mar". Três filmes de ficção encerrarão o festival, incluindo "Great Yarmouth, Figuras Provisionais", de Marco Martins, e "O Impenetrável", de Sonia Elena Bertotti, um thriller sobre a realidade ambiental no Chaco argentino.
Mostras Temáticas e Panorama
Entre as mostras temáticas, "Racismo Ambiental" destaca filmes como "A Terra das Virtudes" (França) e "A Poderosa Afrin" (Grécia). Já a mostra "Pela Natureza" apresenta filmes como "Última Reserva", de Patrick Granja, e "Corredores - da Pedra Azul ao Forno Grande", de Klaus Berg. Na mostra "Panorama", o ativismo ambiental ganha destaque em filmes como "Anhangabaú" (Brasil) e "Água é Vida" (França).