No 8º Festival Cine Educação, o público poderá participar de atividades que estimulam a reflexão crítica sobre a IA e sua influência em diversos campos, desde a educação até as artes.
Entre as principais atrações, destacam-se:
Exibição de filmes nacionais selecionados pela equipe curadora do Cine Educação após uma chamada de inscrição gratuita aos produtores e cineastas de todo o Brasil através das redes sociais do projeto. Tendo como mote uma temática que aborde a relação entre o ser humano e a tecnologia, explorando cenários futuristas e as complexidades éticas do uso da IA.
Mesa de debates com especialistas em educação e cinema, que irão debater as possibilidades e desafios da IA no presente e no futuro do audiovisual, especialmente no Brasil.
Oficinas de ensino com foco no uso da tecnologia no audiovisual, além de como integrar a inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem.
Inteligência Artificial na educação e no cinema
O 8º Festival Cine Educação: "VIDAS PROGRAMADAS: Mundo Digital, I.A. e Futuros Positivos" será um evento cultural e educativo a fim de promover um debate sobre as relações entre tecnologia, sociedade e direitos humanos através do audiovisual. No contexto atual, onde a Inteligência Artificial (IA) e as tecnologias digitais estão remodelando rapidamente diversos aspectos da vida humana, torna-se essencial examinar como essas transformações impactam o presente e podem moldar o futuro. O cinema já explorou amplamente a complexa relação entre humanos e máquinas, projetando diversas suposições sobre a vida no século XXI. Chegou o momento de avaliar essas visões, refletir sobre a experiência atual e imaginar novas possibilidades.
O Festival propõe uma programação gratuita com exibições de filmes e debates com especialistas focados na relação atual entre as novas tecnologias e a sociedade. O Festival é aberto à toda sociedade e tem o intuito de democratizar o acesso ao cinema e ao conhecimento.
A escolha da temática de Inteligência Artificial é uma oportunidade única para discutir não só o impacto da tecnologia na sociedade, mas também como ela pode ser aplicada de forma ética e criativa no campo educacional e cinematográfico.
Sobre o projeto
Criado em 2018 por professores e profissionais do audiovisual, o Cine Educação vem ao longo de sua história atuando na difusão do cinema popular por meio de mostras gratuitas, debates, exibições públicas e capacitação de estudantes e agentes comunitários na produção de narrativas audiovisuais de seus territórios. Tendo o cinema como importante ferramenta na reafirmação de uma noção de direitos e inclusão social e a fim de estimular o surgimento e a promoção de novos cineastas, além de estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação. O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao cinema através de mostras, festivais e oficinas de aprendizado. E tem como público-alvo estudantes, apaixonados por cinema e profissionais da educação e do audiovisual.
Programação
Dia 21/10 (terça-feira)
Abertura - Paracambi IFRJ (R. Sebastião de Lacerda - Fábrica)
Horário: 14h e 16h30
Dia 22/10 (quarta-feira)
Auditório 91 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã)
Horário: 9h
Dia 23/10 (quinta-feira)
Sala 2 CineCarioca Jose Wilker (Rua Leite Leal, 45 - Laranjeiras)
Horário: 20h
Dia 24/10 (sexta-feira)
Nave do Alemão (R. Nova Brasília, 63 - Bonsucesso)
Horário: 18h30
Dia 25/10 (sábado)
SINPRO Campo Grande (Rua Manai, 180 - Centro de Campo Grande)
Horário: 18h
Dia 26/10 (domingo)
Navezinha de Sepetiba (Praia do Recôncavo, 430 - Sepetiba)
Horário: 15h
Dia 28/10 (terça-feira)
Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro)
Horário: 19h
Dia 30/10 (quinta-feira)
Praça do Skate de Japeri (Rua Cirene Morais, s/n - Nova Belém, Japeri)
Horário: 18h