A luta de Alípio de Freitas, ex-padre português, por justiça social no Brasil durante os anos de chumbo virou filme e conquistou os jurados da 13ª edição do LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival. O longa metragem com produção do Núcleo TG, dirigido por Caco Souza – mesmo diretor de "Solteira quase surtando" e "400 contra 1" – conta a história do ex-padre que foi perseguido, preso e torturado durante 10 anos pela ditadura militar.
"Ficamos por 15 dias em Portugal, entre Lisboa e Alvito, na cidade que ele tinha uma casa. Conversamos sobre toda essa trajetória dele desde a infância até a prisão no Brasil na época da Ditadura Militar. Eu acredito que essa seja uma fase da história que deve sempre ser lembrada para que nós não cometamos os mesmos erros cometidos nesse momento tão triste que vivemos" relata Caco.
O LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, em formato totalmente online, com 192 horas de programação incluindo filmes, documentários, música e vídeos. O documentário Alípio tem roteiro de Ana Carolina Maciel, montagem de Luciano Trindade e trilha sonora de Lia Sophia.