No Dia do Meio Ambiente, a Divisão de Teatro / DECULT/ SR-3 traz para a Concha Acústica Marielle Franco o documentário Enchente, de Paulo Silva e Julio Pecly, produzido por Cavi Borges.
O documentário retrata uma enchente ocorrida no Rio de Janeiro em 1996, quando o problema já era recorrente na cidade. Passados mais de vinte anos, o tema do documentário permanece atual, visto que a cidade foi atingida recentemente por dois temporais em menos de seis meses, resultando em mortes, alagamentos e várias vias interditadas.
“Enchente” traz à tona não só o fenômeno ambiental que reiteradamente, ano após ano, afeta a cidade do Rio de Janeiro, mas também aponta para a responsabilidade do poder público, daí o caráter político do filme.
O documentário será exibido na Concha Acústica Marielle Franco, seguido de debate com a participação do diretor e roteirista do filme Paulo Silva, do professor Júlio César da Silva (pós-Doutorado em Engenharia Civil e atual chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ) e da estudante Priscila Santos Barbosa (aluna de Engenharia Civil - UGB e representante comercial no segmento de energia solar).
O debate terá mediação do professor Alfredo Akira Ohnuma Jr. (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UERJ).
ProsaCine consiste na apresentação de filmes nacionais e internacionais, seguida de debate com diretores, produtores, atores ou profissionais que atuem na área correlata ao tema do filme.