Após estrear na Universidade de Pittsburgh, nos EUA, passar por países como Alemanha, Dinamarca e Índia, estreia no Brasil o documentário em curta-metragem Vadias, Vagabundos, Imorais (Brasil, 23min, 2024), dos diretores e roteiristas, Nina Tedesco e Paulo Terra, que também assinam o roteiro.
O filme, que investiga a construção social da definição, e tipificação, da vadiagem na história do país, tem como base a pesquisa do professor e doutor em História, Paulo Terra e conta com depoimentos, de: Neusa Maria Pereira, jornalista e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado; Shirley Krenak, ativista indígena do povo Krenak; Jovanna Baby, fundadora do movimento organizado de pessoas transgênero no Brasil; e, Nataraj Trinta, historiadora e organizador da Marcha das Vadias no Rio de Janeiro.
Com sessão aberta no auditório do Campus Gragoatá da UFF, Vadias, Vagabundos, Imorais estreia no dia 2 de julho, às 18 horas. Exibição seguida de debate com a participação de Jovanna Baby (Presidenta do FONATRANS), Chanel (estudante da UFF e uma das participantes da nova temporada de Drag Race Brasil) e dos diretores, Nina Tedesco e Paulo Terra, ambos professores da UFF.
Na mesma data, às 20 horas, o documentário estreia no Canal do YouTube do LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem da UFF – Universidade Federal Fluminense, onde ficará disponibilizado gratuitamente.
Vadias, Vagabundos, Imorais busca as reverberações sobre a vadiagem na sociedade brasileira, principalmente no período da ditadura militar. Importante instrumento na história de nosso país para criminalizar a pobreza, a população negra e suas práticas culturais, como o samba – além de comportamentos considerados como imorais.
Ao abordar a vadiagem é possível desvelar como foi reforçada, desde pelo menos o período da abolição, uma imagem que atrelava pessoas negras a uma ociosidade natural. Embora seja algo existente em uma longa duração, a temática da vadiagem ainda está presente nos dias de hoje e, como exemplo real, o edital de licitação lançado em 2024 pelo governo de Pernambuco para a aquisição de câmeras para a segurança pública, onde prevê o uso das imagens para a "deteção de vadiagem" nas ruas.
No curta-metragem, é possível entender a conexão entre o passado e o presente, ao debater o racismo, o sexismo e a LGBTfobia no Brasil, a partir da história do país quando se refere o que é “vadiagem”.
Também encontraremos a construção da ideia de que o vadio esteve associado à ausência de trabalho, a vadia era qualificada por um comportamento sexual tido como indevido e prisões por vadiagem serviram para perseguir comportamentos considerados imorais, atingindo homossexuais e travestis, até, pelo menos, no final da ditadura militar no país. Foi também uma forma de condenar o comportamento de ser e viver da população indígena ao longo da história do país.
O filme, que contou com financiamento da Alexander von Humboldt Foundation, da FAPERJ e do CNPq, estreou na Universidade de Pittsburgh, nos EUA. Também foi exibido na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, no Bonn Center for Dependency and Slavery Studies e no Instituto Max Planck de História do Direito, na Alemanha, e no Max Weber Forum for South Asian Studies, na Índia.
Se a temática da vadiagem em Vadias, Vagabundos, Imorais possibilita entender as diversas maneiras de coerção, ela também nos permite vislumbrar as formas de resistência da sociedade civil, a população brasileira. E busca responder às diversas perguntas por meio de uma lente interseccional que inclui classe, gênero, raça e sexualidades.
Tempo: 23 minutos
Debate após a exibição, com: Jovanna Baby (Presidenta do FONATRANS), Chanel (estudante UFF e participante Drag Race Brasil) e dos diretores, e professores da UFF, Nina Tedesco e Paulo Terra.
Capacidade: 50 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Evento gratuito
Estreia no Canal LABHI UFF Oficial
Dia 2 de julho de 2025 | Quarta-feira | 20 horas
https://m.youtube.com/c/LABHOIUFFOficial
Ficha técnica:
Direção e roteiro: Nina Tedesco e Paulo Terra
Idealização e pesquisa: Paulo Terra
Prod. executiva e Dir. de Produção: Hadija Chalupe
Edição: Lorrane Louzada
Assessoria Jurídica: Priscilla Menezes
Identidade Visual: Vitória Mackay
Assessoria de Imprensa: Silvana Cardoso E. Santo (Passarim Comunicação)
Produção: Caraduá Produções:
Nina Tedesco - Direção e roteiro: Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema (2005) e em Publicidade e Propaganda (2008), mestre em Geografia (2009) e doutora em Comunicação (2013). Trabalha como docente do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Tem quase duas décadas de experiência na realização audiovisual, nas áreas da direção de fotografia, argumento e roteiro e direção. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento, dedicado aos estudos em direção de fotografia. Faz parte desde 2020 do comitê coordenador da Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina. Coordena o projeto de extensão “Cineclube Quase Catálogo”. Entre outros livros, coorganizou tem os títulos “Cinematografia, Expressão e Pensamento”, “Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro”, esse último finalista do Prêmio Jabuti 2018, e “Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano”. Atualmente, é bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Seus principais temas de pesquisa são cinema e audiovisual, cinema e audiovisual latino-americano, gênero e direção de fotografia. Seu último filme, o longa-metragem documental "À luz delas", fala justamente das trajetórias das diretoras de fotografia no Brasil.
Paulo Cruz Terra - Direção, roteiro, idealização e pesquisa: Professor de História do Brasil República no Departamento de História, da Universidade Federal Fluminense, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição e ser membro do Laboratório em História Oral e Imagem (LABHOI). Pesquisa desde 2019 sobre a história da vadiagem e tem artigos publicados sobre a temática no Brasil e no exterior. Esteve envolvido na idealização e realização dos documentários “Sorria, você está sendo vigiado!” (2024) e “Niterói de Memórias” (2023), ambos dirigidos por Maria Rita Nepomuceno.
Hadija Chalupe - Produção executiva: Fundadora da Caraduá Produções e professora de produção dos cursos de Cinema e audiovisual, da UFF e da ESPM Rio. Possui graduação em Imagem e Som pela UFSCar (2004). Doutora pelo PPGCom-UFF, onde também desenvolveu a dissertação Distribuição do Filme Brasileiro, vencedora do PrêmioSAV para Publicação (2010). Em 2018 desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Oxford Brookes University e assumiu a direção de produção e produção executiva do Cineclube Quase Catálogo no mesmo ano. Foi produtora assistente dos longas Luz nas Trevas e Canção de Baal, de Helena Ignez. É produtora executiva dos documentários Arquitetura e o Ballet da Rua (2015), Retângulos Brancos (2011) contemplado pelo Concurso de Curtas (SAv/MinC); das obras Sentido (2017); A Profecia de Asgard e Drakkar, contemplados pelo Edital Curta-criança (SAv/MinC) nos anos de 2007 e 2013. Foi diretora com o Ou Isso Ou Aquilo (codirigido com Raquel Stern), através do edital Carmen Santos de Cinema de Mulheres SAv/MinC em 2013.
LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem | UFF RJ: Criado em 1982, o compõe o programa de atividades acadêmicas do Departamento de História da UFF, integrando ensino, pesquisa e extensão universitária. Constitui-se como arquivo de fontes orais, visuais e digitais e como centro de referência de história oral e da imagem. Enquanto grupo de pesquisa, tem por objeto de estudo as relações entre História e Memória e se organiza em torno de quatro linhas de pesquisa: Memória e Escravidão; Memória e Cidade; Memória e Política; Memória e Mídia. Desenvolve ainda parcerias com instituições nacionais e internacionais, sendo membro fundador da Associação Brasileira de História Oral - ABHO. O Laboratório desenvolve um conjunto de atividades na área de ensino que estão voltadas para o debate teórico e metodológico sobre o uso de fontes orais e visuais, tendo em vista a qualificação de alunos, professores e pesquisadores.